❤️🌵 Dia do Nordestino: entenda o impacto do nordeste na cultura e na política do país
O Nordeste é muito mais que uma região. É um tesouro cultural, político e social do Brasil. Há culturas difundidas em diversos pontos do país devido à colonização e chegada de imigrantes, e cada região se define por características únicas, fruto de culturas trazidas por estrangeiros e adaptadas às circunstâncias locais por centenas de anos.
Quais os estados que fazem parte da região Nordeste do Brasil?
O Nordeste não é diferente. Para se ter uma noção, os estados que compõem a região são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Com mais de 42 milhões de eleitores, o Nordeste se destaca no cenário político nacional (Infoescola)
Porque é comemorado o Dia do Nordestino? Quem criou o Dia do Nordestino?
O dia 8 de outubro foi definido como Dia do Nordestino por meio da lei 14.952, criada na Câmara Municipal de São Paulo em 2009. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré.
Patativa do Assaré 📸 © Reprodução
Patativa compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.
O que é considerado Nordeste?
Todos os nove estados que compõem o nordeste são litorâneos, ocupando uma área de 1.554.291,607 km2,. O equivalente a 18,27% do território brasileiro.
CULTURA
Quem colonizou a região Nordeste do Brasil?
A colonização deixou marcas culturais dos principais colonizadores, os portugueses, que definiram a região como a primeira zona de povoamento criada pelos conquistadores europeus.
Qual é a cidade mais antiga do Nordeste?
Olinda, em Pernambuco, é a cidade mais antiga do Nordeste brasileiro: o primeiro povoado foi estabelecido em março de 1535. A UNESCO apontou Olinda como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade em 1982.
Carnaval em Olinda, uma das festas culturais mais aclamadas no mundo
POLÍTICA
Qual a quantidade de eleitores no nordeste?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022 o Nordeste alcançou 42,4 milhões de eleitores. Um crescimento de 8,1% em comparação ao ano de 2018.
📸 © Daniele Daly Dani via Pixabay
Rádio Centro Cajazeiras