⬛ LUTO ? Com recusa de vacinas e contra isolamento, Brasil atinge meio milhão de mortes
O país vive seu dia mais obscuro, neste sábado (19), lamentavelmente atingimos a marca de meio milhão de vidas perdidas em virtude da pandemia. Esse é o saldo de vítimas que a Covid-19 já deixou em 459 dias desde que chegou ao Brasil, em março de 2020.
? FOTOS: Cajazeiras está entre as mais de quatrocentas cidades com atos contra Bolsonaro
? Paraíba atinge 1,5 mi de doses aplicadas e país tem recorde de vacinação em um dia
A média geral é de mais de 1 mil mortos por dia, mas o ritmo variou e subiu bastante desde o começo de 2021. No pior momento, em abril, chegamos a registrar média móvel semanal acima de 3 mil mortos diários; nos últimos dias, voltamos a ver essa média bater a marca de 2 mil vidas por dia, o que preocupa diante da lenta evolução nos números de vacinados.
? Cajazeiras atinge 43% da sua população já imunizada e vacina 52+ sem comorbidades
? Cajazeiras, Patos, CG e JP atualizam decretos incluindo até liberação de shows
No início da tarde deste sábado (19), o total de mortos chegou a 500.022, e o de casos confirmados, a 17.822.659, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Os números levam em conta novos dados divulgados por Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Os demais estados não atualizaram as informações sobre casos e mortes até as 14h deste sábado (19).
A marca dos primeiros 100 mil óbitos no Brasil foi atingida quase 5 meses – 149 dias – após a primeira pessoa morrer pela doença no país. Dos 100 mil para os 200 mil, passaram-se outros 5 meses – 152 dias. Já para chegar aos 300 mil, foram necessários somente 76 dias, período que caiu quase pela metade quando chegamos a 400 mil em mais 36 dias.
Agora, de 400 mil a 500 mil mortes o salto se deu em 51 dias, evidenciando que a queda no ritmo de mortes não foi tão significativa assim passado o pior momento.
? © Altemar Alcantara / Semcom
Rádio Centro Cajazeiras