|🇧🇷📺 Destaques da programação brasileira durante o Festival de Cannes que acontecerá até dia 21

Por Mariana Toledo, do Tela Viva
O Brasil é o “País de Honra” do Marché du Film do 78º Festival de Cannes, na França, que acontecerá entre os dias 13 e 21 de maio. Por isso, a programação que envolverá empresas, profissionais, talentos e agentes políticos brasileiros no evento francês é extensa. O país sediará três painéis de conferências – marcados para os dias 15, 18 e 19 de maio – que oferecerão aos presentes uma visão aprofundada do setor audiovisual brasileiro, com a participação de palestrantes de instituições e players.
Além disso, participantes do mercado interessados em explorar novas colaborações poderão se conectar com representantes brasileiros no Palais des Festivals, onde espaços dedicados serão oferecidos pelo Cinema do Brasil, Spcine e RioFilme. Esses locais oferecerão insights sobre incentivos de coprodução, oportunidades de financiamento e perspectivas de parceria com o setor audiovisual brasileiro.
Com um estande institucional, o Cinema do Brasil contará com uma programação que incluirá reuniões de negócios, encontros de coprodução, eventos de networking e a apresentação de um catálogo com filmes e projetos da indústria audiovisual brasileira. Com o apoio do programa, mais de 60 empresas nacionais estarão representadas, além de dezenas de outros profissionais que comporão a delegação brasileira. Confira abaixo destaques da programação brasileira no evento de mercado do Festival.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
Na próxima quarta, 14 de maio, às 10h, no Pavillon Français (Instituto Francês), o +Mulheres e a ONU Mulheres promoverão em parceria o bate-papo “Brasil e França: Mulheres ocupando espaços de liderança”, com moderação de Juliana Funaro, produtora e diretora internacional do Instituto +Mulheres. A conversa contará com a participação de Leslie Thomas (secretária-geral do CNC), Clémentine Charlemaine (delegada geral do Collectif 50/50), Ana Claudia Pereira (líder de Programas da ONU Mulheres Brasil) e Joelma Gonzaga (secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura).
Na próxima sexta, 16 de maio, às 15h20, no Villa des Ministres 11 chemin Saint Nicolas, AfroCannes e Spcine promoverão o painel “Coprodução Sul Global”. Participarão Lyara Oliveira, presidente da Spcine (Brasil); Robenson Lauvince, diretor de “July 7” e fundador da Clearshot Entertainment (Haiti + EUA); Joel Karekezi, diretor, roteirista e ganhador do Urso de Prata (Ruanda); e Inya Lawal, presidente do WIFT Africa Founder/ Africa Creative Market/ Ascend Studios (Nigéria). A moderação será de Mitchell Harper, curador, produtor, consultor e gerente de artes, e também fundador da Ctr Alt Del, da África do Sul.
No próximo sábado, 17 de maio, às 14h05, no mesmo local, AfroCannes e Spcine novamente se reunirão para apresentar o painel “Uma exploração temática das novas faces do cinema brasileiro”, que contará com a participação de Lyara Oliveira, presidente da Spcine; Luiza Botelho, diretora, roteirista e produtora; e Luis Lomenha, também diretor, roteirista e produtor. A moderação ficará a cargo de Ernest White II, que é apresentador de TV, jornalista, documentarista de viagem e fundador da Presidio Pictures (EUA + Canadá).
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
No próximo domingo, 18 de maio, das 9h às 11h, o Terraço Unifrance (5 Rue des Belges – Cannes, 4º andar) receberá o workshop sobre políticas de combate ao assédio no set, que contará com tradução em tempo real para o português. No mesmo dia, às 11h15, no The Viewpoint (Lérins), o Nicho 54 promoverá o bate-papo “Diversidade e inclusão – Vozes da maioria no cinema: Os 54% negros no Brasil não podem esperar”. Com moderação de Markus Darien Thersio, coordenador de Relações Internacionais do Instituto Nicho 54, o painel reunirá Robson Dias, produtor e diretor (Búzios Filmes, Brasil); Bethânia Maia, produtora executiva e curadora (Vaporosa Cultura, Brasil); e o compositor Pedro Santiago.
Na próxima segunda, 19 de maio, o Producers Club receberá a partir das 17h30 o estudo de caso “Building bridges South-South” seguido de lançamento do edital de codesenvolvimento Spcine e NFVF e networking. Producers Network, Spcine e National Film e Video Foundation promoverão em parceria o encontro com Juliana Vicente, do Brasil, e Neil Brandt, da África do Sul. O acesso se dará com convite e é para todos os participantes do Producers Network.
|📸 © ilanwet via Pixabay
Rádio Centro Cajazeiras