?? Lua oculta Marte em fenômeno raro visto da Paraíba; confira fotos
A ocultação de Marte pela Lua foi observada e registrada por astrônomos amadores da Paraíba. O fenômeno, que é considerado raro, ocorreu na madrugada do domingo (06). Membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA) fizeram imagens da ‘dança celeste’ a partir de observações nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Taperoá.
Durante o fenômeno astronômico, a Lua pareceu se aproximar e encobrir Marte. Mas a ocultação é apenas uma percepção visual, já que, na realidade, o satélite natural está muito distante do planeta vermelho. Em relação à Terra, a distância também é gigante. A Lua está a 401.000 quilômetros do nosso planeta. Já Marte, nosso ‘vizinho’, está a 71.000.000 da Terra.
De acordo com Marcelo Zurita, presidente da APA e autor de alguns dos registros fotográficos, a ocultação foi vista de forma diferente em vários pontos da Terra. Houve diferenças também na forma como a observação ocorreu em diferentes regiões do Brasil.
“As regiões Sul e Sudeste do país, por estarem mais próximas à borda dessa área, viu o fenômeno por apenas alguns minutos, com Marte passando próximo à borda Sul da Lua. Na Paraíba, por estar mais próxima do centro, o fenômeno durou cerca de 1h20. Às 00:19 ocorreu a imersão de Marte por trás do disco Lunar e, às 00:43, a emersão, ou seja, quando o planeta saiu de trás do disco da Lua”, relata Zurita.
A próxima ocultação de um planeta pela Lua vista da Paraíba será em 20 de agosto de 2024, quando o satélite natural passará na frente de Saturno.
Veja as imagens
Via Portal Correio