|🎭 Teatro ICA de Cajazeiras vai receber apresentações gratuitas alusivas ao mês da mulher
Várias ações voltadas ao mês da mulher tem sido desenvolvidas com apresentações culturais por diversas cidades paraibanas que buscam reconhecer e visibilizar a produção cultural desenvolvida por mulheres artistas na Paraíba, com vistas ao enfrentamento das desigualdades de gênero e ao fortalecimento das redes de troca artística e se encerram na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, com entrada gratuita no próximo sábado (23/03).
O Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras, recebe, a partir das 19h, o Espetáculo circense “Uma Homenagem para Ela”, com Suellen Maria (Cia Pano de Cuscuz). Na sequência, Dhuda Moreira apresenta o solo teatral “Outubros”. A noite encerra com música nas vozes de Brianna Castilho e Karolaine Silva, que levam ao palco o show “Cantarelas”.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Sinopses
Uma Homenagem para Ela – O espetáculo mostra a história de uma mãe nada convencional. Seu nome é Batalhão. Ela queria apenas ensinar à filha, o melhor que sabe. Sapeca é uma criança muito espontânea e curiosa. Com isso, talvez os ensinamentos dessa mãe não sejam apreendidos da forma como ela planejou.
Mas, quis o destino que sua Sapeca partisse e sua mãe vai precisar se reinventar para manter seus ensinamos. O espetáculo parte desse lugar de renascimento de uma nova palhaça, que se enche de emoções antigas e recém-chegadas, fazendo uma homenagem para a pequena Sapeca que partiu tão precocemente. A direção e roteiro são do Projeto Pano de Cuscuz. Edição e operação de áudio e imagem são de Roberto Mariano. Encenação de Suellen Maria (Palhaça Batalhão) e Isadora Rodrigues (Palhaça Sapeca).
Outubros – Espetáculo inspirado no Diário de Dona Lurdinha que narra um difícil momento na sua vida: a morte de seu grande amor, Assis, pai de seus filhos, além do bebê que espera na barriga. Hoje, com 96 anos, Dona Lurdinha é mãe de Dudha Moreira, atriz que interpreta o seu papel. O monólogo conta com participação, em vídeo, de Erom Cordeiro e Ludmila Rosa.
“O nosso namoro começou em outubro de 1935. E nosso casamento no dia 15 de outubro de 1944. Eu nasci no dia 8 de outubro e, hoje, dia 17, estou escrevendo com o coração cheio de saudade e recordações porque hoje era o dia do aniversário do meu querido Assis. Se fosse vivo, era hoje que meu adorado e inesquecível amor completaria 54 anos. E para maior recordação e para mais ainda magoar a grande ferida do meu coração, minha linda filha que nasceu depois de quatro meses que seu pai morreu, nasceu também em outubro, no dia 6 deste mês, que tanto me faz lembrar a criatura que mais amei em toda minha vida”.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Cantarelas – Projeto pensado e executado pelas cantoras e compositoras Brianna Castilho e Karolaine Silva para saudar as mulheres que constroem suas identidades religiosa e artística. Brianna Castilho, mulher trans cajazeirense multiartista: cantora, compositora, poeta, performer que, além de cantar no coral do Lar dos Idosos, vem desenvolvendo trabalhos solo.
Karolaine Silva, natural de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, mudou-se pra Cajazeiras em 2017 para cursar História na UFCG, onde se fixou, e desde então produz artisticamente na cidade. Cantora, percussionista, ativista negra e produtora cultural, integrante do grupo percussivo Capim Açu. Cantarelas é uma homenagem a todas as mulheres negras e trans do Brasil. Uma saudação à ancestralidade. O show é divido em quatro blocos: o primeiro, “Saudação às Deusas ancestrais”, em nome de Iemanjá, Oxum, Nanã e Iansã; no segundo bloco, “Saudação às Deusas paraibanas”, as artistas perpassam por algumas gerações de mulheres que construíram e constroem a música do estado da Paraíba; no terceiro bloco, “Saudação as Deusas que aquecem nossos corações”, Cantarelas fala de mulheres que fizeram história na música brasileira pelas suas potências vocais, e pelas letras. O show encerra com o bloco “Saudação às Deusas da cultura popular”, brindando o público com uma grande festa, com ciranda, coco e samba de roda.
Cajazeiras
Local: Teatro Íracles Brocos Pires (ICA)
23/03, sábado
19h – Espetáculo circense “Uma Homenagem Para Ela”, com Suellen Maria (Cia Pano de Cuscuz) – Classificação: Livre
20h – Espetáculo teatral “Outubros”, solo de Dhuda Moreira – Classificação: Livre
21h – Show “Cantarelas”, com Brianna Castilho – Classificação: Livre
|📸 © Monica Silvestre/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras