?? PB tem 90% da população 30+ vacinada e registra menor número de internações desde outubro
A Paraíba tem uma população acima dos 30 anos estimada em 2.187.300 indivíduos e, segundo os dados do sistema de informação SI-PNI, desse total, 1.187.300 já receberam pelo menos uma dose da vacina, o que representa mais de 90% da população desta faixa etária. O estado já recebeu mais de 4 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até o dia 23 de agosto, das quais mais de 3,8 milhões já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos.
? Estudo revela que variante Delta pode exigir intervalo mais curto entre doses de vacina
? Hospital Regional de Patos zera internações por coronavírus pela primeira vez desde março de 2020
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 17%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 14%. Em Campina Grande estão ocupados 19% dos leitos de UTI adulto e no sertão 18% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 13 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 199 pacientes estão internados nas unidades de referência.
? Mais de 8 milhões não voltaram para tomar a segunda dose contra coronavírus
? Fiocruz alerta para novas variantes do vírus da covid-19 e cenários de risco podem surgir
No primeiro momento, a população priorizada era composta de idosos e pessoas com comorbidades, além dos profissionais da saúde, mas o único critério de vacinação atual é a ordem decrescente de idade. Como resultado da ampla vacinação, tem se observado uma redução consistente na ocupação de leitos, em uma tendência inversamente proporcional à porcentagem de adultos vacinados com 1ª Dose (D1).
A vacinação contra covid-19 foi iniciada em 19 de janeiro de 2021 e mais de 2,3 milhões de paraibanos já foram contemplados com D1, ou com imunizante de dose única. Isso perfaz um total de 58% da população do estado. O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, reforça a necessidade de máximo empenho de todos os paraibanos e paraibanas no sentido de seguirem cumprindo as medidas não farmacológicas de prevenção à covid-19, mesmo com o avanço da vacinação: “Detectamos o crescimento do Ritmo de transmissão (Rt) da doença e, apesar de termos muitos leitos hospitalares disponíveis, nenhum deles substitui em importância as medidas de proteção à vida”, alerta. O secretário informa ainda que 113 municípios paraibanos estão com Rt > 1, o que pode comprometer o atendimento no sistema de saúde.
É importante destacar também que tem se observado a consolidação de uma redução das ocupações hospitalares dos leitos destinados para a covid-19. Em 01 de junho, com apenas 29% da população acima de 18 anos contemplada com a 1ª dose da vacina, a ocupação de leitos atingiu 85%. No dia 23 de agosto, com a porcentagem de adultos vacinados com D1 já em 78%, a mesma ocupação caiu para 18%, corroborando a efetividade dos imunizantes em prevenir os casos graves e óbitos por covid-19. “Neste contexto é fundamental destacar que é necessário que alcancemos pelo menos 75% da população paraibana contemplada com duas doses, ou que tenham recebido vacina de dose única. Apenas 21% dos paraibanos já completaram os esquemas vacinais e o estado aguarda o recebimento de 437.829 doses para abrir o esquema vacinal de indivíduos acima de 18 anos”, finalizou o secretário.
A covid-19 é uma doença 100% evitável, uma vez que o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a adequada higienização das mãos impedem o contágio pelo vírus de forma efetiva.
? © Heudes Regis/SEI
Rádio Centro Cajazeiras