???? Programa desenvolvido na Paraíba é um dos vencedores do Prêmio Nacional de Acessibilidade
O programa Literatura 3.0 do Instituto Incluir, da Baixada Fluminense, que oferece livros com linguagem inclusiva como em Libras; o programa Acesso Cidadão, da prefeitura de João Pessoa, capital paraibana, que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado para pessoas com deficiência física são algumas das iniciativas vencedoras do primeiro Prêmio de Acessibilidade do governo federal.
? Avanço da imunização faz Paraíba registrar menor ocupação de leitos desde início da pandemia
? Atlético-MG é campeão e encerra jejum de 50 anos sem conquistar o Brasileirão
O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (03), Dia internacional da Pessoa com Deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio é uma ação coordenada pelo Pátria Voluntária, que tem a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como presidente do conselho do programa, e apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
? Jovem Pan estreia na 45ª posição á frente da Band News; GloboNews esta em 9º no ranking
? Estudantes podem consultar gabarito oficial do Enem 2021; resultado sai em 11 de fevereiro
Michelle Bolsonaro afirmou que o prêmio foi inspirado no bombeiro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Walker Sousa, que tornou os atendimentos inclusivos, por ter aprendido a Língua Brasileira de Sinais.
Já Damares Alves destacou que não haverá prêmio em dinheiro para os vencedores, mas a iniciativa os colocará em evidência. A ministra ainda detalhou quantas denúncias foram recebidas sobre violações de direitos de pessoas com deficiência.
Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o tratado de Marraqueche, possibilitando à pessoas cegas ou com alguma deficiência visual acesso a obras publicadas, como livros e apostilas.
O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas, acima de dois anos de idade, com algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada agora em 2021.
? © Alice Rodrigues/FCC
Rádio Centro Cajazeiras