? Prefeito é o 1º vacinado em Pombal; Saúde e mídia nacional dizem que ele ‘furou a fila’
(Foto: Reprodução)
O prefeito da cidade de Pombal, na Paraíba, Verissinho Abmael (MDB), foi o primeiro a se vacinar na cidade. Ele é médico obstetra e tem 66 anos. Moradores e profissionais de saúde que estão na linha de frente da doença reclamaram da vacinação. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou uma notícia de fato com o objetivo de apurar se houve desrespeito à fila para vacinação contra a Covid-19.
Em nível nacional, o “Antagonista” (confira), publicou um texto com o título “Os últimos serão os últimos”, onde informa ainda outros dois casos semelhantes acontecidos em municípios do Pernambuco e Sergipe.
“O Plano de Vacinação estabelece grupos prioritários, entre os quais profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Então, esse procedimento vai investigar se o prefeito está enquadrado nesse grupo prioritário, já que ele é médico. Mas há a necessidade de averiguar se ele está na linha de frente”, declarou o promotor Leidmar Almeida Bezerra, que atua na área do patrimônio público na região de Pombal. Ele informou que também vai investigar se outras pessoas que não estão no grupo prioritário foram vacinadas
Ao G1 o prefeito de Pombal declarou que atende pacientes com suspeita de Covid-19. “Eu sou médico e atuo da mesma forma, consulto pessoas com suspeita de Covid. Não furei fila, tenho 66 anos, sou médico, atuo na minha profissão e não fiz escondido”, declarou o prefeito.
No plano de vacinação do estado, nesse primeiro momento em que a Paraíba recebeu 114.846 doses, o público-alvo alcança profissionais da saúde que estejam trabalhando no combate à Covid-19, idosos com mais de 60 anos que estejam institucionalizados, indígenas aldeados e pessoas com deficiência que também estejam em instituições.
De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a prioridade, em caso de profissionais de saúde, é vacinar apenas quem está trabalhando na UTI Covid-19, enfermarias que tratam pacientes com a doença ou no Samu, além de equipes de vacinação que estejam envolvidas no plano. A informação está inserida em uma nota técnica divulgada nesta quarta-feira (20) pela SES.
Nota técnica elencando as propriedades de vacinação na Paraíba foi divulgada nesta quarta-feira pela SES — Foto: SES-PB/Reprodução
O município de Pombal recebeu 282 doses. A assessoria da prefeitura da cidade informou à TV Cabo Branco que Verissinho atua na linha de frente contra a Covid-19 como médico e realiza cerca de 200 atendimentos semanais de forma gratuita para a população.
O secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, disse em entrevista à TV Cabo Branco que a atitude do prefeito é um descumprimento das recomendações. Ele entendeu que o prefeito “furou a fila” da vacinação.
O município de Pombal, até esta terça-feira (19), data o boletim mais recente divulgado pela SES, registrou 1.776 casos da Covid-19 e 27 mortes.
Exatas News via G1 e Jornal da Paraíba