💧 Estudo revela que quem não bebe água suficiente pode morrer mais cedo; saiba o recomendado
Com informações do Estadão Conteúdo
Beber água em quantidades recomendadas e manter o corpo hidratado ajudam a retardar o envelhecimento dos seres humanos e até a prevenir doenças crônicas. É o que revela um estudo publicado na revista eBioMedicine.
Feito pelo National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, o estudo teve a participação de cerca de 15,7 mil pessoas entre 45 e 66 anos, que foram acompanhadas durante 25 anos.
A hipótese do levantamento foi inspirada por estudos anteriores, realizados com camundongos.
Neles, a restrição de água ao longo da vida, aumentando o sódio sérico em 5 mmol/l, causou alterações degenerativas e encurtou o tempo de vida dos roedores em seis meses. Isso corresponde a cerca de 15 anos da vida humana.
QUEM NÃO BEBE ÁGUA SUFICIENTE PODE MORRER MAIS CEDO
O estudo do NIH demonstrou que o nível de sódio no sangue era maior entre pessoas que não se hidratavam bem.
Os cientistas concluíram que pessoas cujo sódio sérico na meia-idade excede 142 mmol/l têm maior risco de:
- serem biologicamente mais velhas que suas idades cronológicas (50%);
- desenvolver doenças crônicas (39%);
- morrer mais jovens (21%).
“Como a diminuição da hidratação é um dos principais fatores que elevam o sódio sérico, os resultados são consistentes com a hipótese de que a diminuição da hidratação pode acelerar o envelhecimento”, aponta o estudo.
QUAL A QUANTIDADE RECOMENDADA DE ÁGUA POR DIA?
Apesar do estudo não especificar o volume de água recomendado por dia, a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que sejam ingeridos, em média, dois litros de água diariamente.
Pesquisas mostram que mais de 50% das pessoas não bebem as quantidades recomendadas de líquidos. Mas como saber a quantidade exata que seu corpo precisa?
Para calcular a quantidade de água que deve ser ingerida, deve-se multiplicar o peso corporal por 35 (deve-se consumir 35 ml por quilo).
Por exemplo, uma pessoa com 72 kg deve beber 2 litros e 520 mil de água por dia (72 x 35 = 2.520).
📸 © Alexandra/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras via Estadão Conteúdo