A taxa de informalidade paraibana passou de 51,3%, no 1º trimestre deste ano, para 47,2% no último trimestre. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (28).

Conforme a PNAD, enquanto no primeiro trimestre havia 732 mil pessoas ocupadas informalmente, na Paraíba, no segundo esse número foi de 608 mil.

A mesma situação foi observada no cenário nacional, com a queda da taxa de 39,9% para 36,9%. No entanto, a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, explicou que essa diminuição na informalidade não se deve a um maior nível de formalização do trabalho.

“De fato houve queda na informalidade, porque os trabalhadores informais foram mais atingidos com a perda da ocupação. A queda na ocupação foi puxada por trabalhadores informais”, ressaltou.

Os dados apontam que a Paraíba teve a maior redução proporcional do país no número de ocupados como empregados sem carteira assinada, no setor privado, redução essa que foi de 35,2%. O total caiu de 222 mil trabalhadores, no 1º trimestre, para 144 mil, no 2º. Entre os com carteira, a queda foi de 13,1%. Além disso, houve redução de 29,7% entre os trabalhadores domésticos que atuavam sem carteira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!