? Saiba como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem
O Enem é considerado por muita gente uma verdadeira maratona: são cinco horas e meia de prova no primeiro dia, mais cinco horas no segundo dia. O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.
? Faltando menos de um mês, Saiba como estudar nesta reta final para as provas do Enem
? Enem tem recorde negativo de inscritos e registra menor número de candidatos em 13 anos
No primeiro dia, são 45 questões de Linguagens e Códigos, mais 45 de Ciências Humanas. O segundo dia de provas tem 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de Matemática.
? Apenas 28 estudantes tiveram nota máxima e 87 mil zeraram na redação do Enem
? Petrobras aumenta preço do diesel em 9,5%; gasolina sobe 7% a partir desta terça-feira
O estudante João Vitor Grigoletto, que vai fazer o Enem para tentar cursar Direito ou Medicina, conta que tem mais facilidade com os conteúdos que são cobrados no primeiro dia do exame.
No dia do Enem, ao receber a prova, alguns candidatos podem querer responder tudo de uma vez. Outros, vão preferir ler todas as questões antes de começar. O professor Marcos André Tomaz Lima alerta, no entanto, que o tempo é curto. O candidato tem, em média, cerca de três minutos para responder a cada uma das 180 questões objetivas.
Depois de verificar que a prova não possui falhas de impressão, é hora de responder às questões. Os enunciados do Enem são sempre diretos e objetivos, sem “pegadinhas”. Ao se deparar com uma questão que não sabe responder, o candidato pode usar a técnica da eliminação para ter mais chances de acertar um “chute”. O professor Marcos André explica que não adianta lançar mão de técnicas estatísticas para tentar adivinhar a resposta certa.
O candidato também precisa ter em mente que as questões do Enem têm pesos diferentes. As mais difíceis pontuam menos, enquanto as fáceis garantem uma pontuação maior. Por isso, o professor Marcos André recomenda que o candidato resolva primeiro as questões mais fáceis — e deixe as mais difíceis para o final.
Lembre-se que saber administrar bem o tempo para resolver a prova também faz parte da avaliação do Enem. Principalmente, porque além das questões objetivas, também vai ser preciso preencher o cartão-resposta — e isso sem falar na redação de 30 linhas.
Por falar nisso… no próximo episódio, vamos aprender algumas dicas valiosas para garantir uma boa nota na redação do Enem.
? © Secom-PMSM/Divulgação
Rádio Centro Cajazeiras via Agência Brasil