Com cerca de 200 eleitores, o povo indígena Kisêdjê, no município de Querência, em Mato Grosso, ameaça impedir a instalação de urnas de votação nas aldeias do Território Indígena Wawi, no próximo domingo, caso a Justiça Eleitoral deixe de seguir os protocolos de proteção à covid-19 com testes e quarentena dos envolvidos nessa operação.

O povo Kisêdjê ou Khiset-se vive em território a leste do Parque Nacional do Xingu. Desde o início da pandemia, as quatro aldeias da região cumprem rigoroso isolamento social e protocolo para entrada e saída de pessoas e mercadorias. O objetivo é evitar contaminação entre os 400 indígenas da comunidade.

O indígena Winti Suya Khiset-se afirmou que ninguém entra nas quatro aldeias do território sem ficar ao menos sete dias de quarentena numa fazenda que serve de entreposto para mercadorias. Para ele, a eleição não pode quebrar a barreira para a doença.

“O cacique falou para mantermos o controle e estamos mantendo. Sabemos que a covid entrou em outras comunidades. Aqui, [o controle] evitou e muito. Desde março até agora, não tivemos nenhum infectado”, diz Winti.

A campanha seguiu o mesmo protocolo. Candidatos e cabos eleitorais que queriam pedir voto nas aldeias levavam o material às lideranças, que ouviam as propostas e, após a quarentena, repassavam à aldeia.

Sem ter um parâmetro claro sobre o protocolo por parte da Justiça Eleitoral e após algumas tentativas de diálogo não atendidas, o povo Kisêdjê enviou um ofício ao Cartório Eleitoral de Querência, com a assinatura de várias pessoas da comunidade, informando que as urnas não seriam instaladas nas aldeias do Wawi.

Na segunda, o cartório resolveu ouvir e atender ao pleito dos indígenas. De acordo com informações repassadas à reportagem pelos indígenas e pela assessoria de comunicação do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), os mesários, as urnas e todo o material passarão por quarentena. Ainda segundo o acordo, o Exército poderá atuar para a garantir a segurança da votação, mas distante das aldeias. Veículos da Justiça Eleitoral serão retidos no entreposto para evitar contato com a comunidade.

Via Uol

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 117842514_3707132195982707_8540400912468338393_o.png
Exatas News

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!