|😷 Dengue começa a desacelerar por várias regiões; cuidado para os riscos dos remédios caseiros
Por Renato Ribeiro, da Agência Brasil
Os casos de dengue começaram a desacelerar em estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Desde o início do ano, o país alcançou mais de 2,3 milhões de notificações prováveis e 831 mortes.
Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (27/03/2024), pelo Ministério da Saúde, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso já chegaram ao pico da doença e começam a apresentar queda.
É o que explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. “O início do aumento dos casos até o pico tem demorado, em média, oito semanas. É o que estamos observando em todos os estados que já estão chegando em desaceleração ou decréscimo. Então a gente tem um cenário de estabilidade para queda já no Centro-Oeste, na região Norte”.
|👉 LEIA TAMBÉM:
O Ministério da Saúde anunciou que mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue.
Eles vão se somar às 521 cidades que já receberam um 1,2 milhão doses do imunizante.
Até o momento, já foram aplicadas mais de 530 mil vacinas, cerca de 43% do total.
O restante, em torno de 700 mil, ainda não foram registradas no sistema do SUS, por atraso no envio dos dados ou por não aplicação da vacina.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, informou que, na próxima semana, um novo lote com 930 mil doses será entregue a estados e municípios. “Nós enviaremos uma parte dessas doses para repor as doses que foram remanejadas daqueles municípios que já foram inicialmente contemplados. Então nós garantiremos a continuidade da vacinação nos locais que têm doses por vencer agora e que vão redistribuir. Nós também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem. Ou seja, a ideia é aquele que está acabando a sua dose, que ele receba mais para continuiar a estratégia de vacinação.”
As vacinas que sobraram e estão com prazo de validade para 30 de abril devem começar a ser redistribuídas a partir desta quinta-feira (28).
O Amapá vai receber os lotes não utilizados por Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Até o momento, 10 Estados, Distrito Federal e 407 municípios decretaram situação de emergência para dengue.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Dengue: remédios caseiros podem colocar saúde em risco
Suco de limão, chá de inhame ou de boldo… muita gente tem ingerido esses líquidos para tratar sintomas da dengue. Mas podem, na verdade, estar colocando a saúde em risco.
Com a alta de casos da doença, o Ministério da Saúde alerta para os riscos de tratamentos caseiros ou uso de remédios sem a orientação de um profissional de saúde.
O uso de medicamentos sem prescrição médica é algo comum no Brasil.
E, no caso do remédio caseiro, o Ministério afirma não haver evidências científicas que o consumo desses líquidos funcione de verdade.
Além disso, a automedicação pode causar reações graves e, até mesmo, hemorragias.
Se a dengue não for tratada da forma adequada; e, rapidamente, pode levar o paciente à morte. Então, o ideal é procurar por uma unidade de saúde assim que aparecerem os primeiros sintomas, como: febre, dores de cabeça, no corpo ou nas articulações, e mal estar.
Devem ser evitados ainda o uso de anti-inflamatórios como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco e corticoides.
|📸 © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rádio Centro Cajazeiras