O ano está só começando e nada melhor que iniciar alguma atividade física. E o que acha de uma caminhada para dar um ‘start’. Opção mais simples e prática, ajuda a melhorar a saúde e combater a obesidade.

Além disso, não é necessário gastar muito para iniciar na modalidade. Basta ter um bom tênis para praticá-la, em qualquer horário. Com isso, em pouco tempo, seu corpo apresentará uma melhora na respiração, na circulação sanguínea e na postura. Os benefícios ainda incluem a prevenção de doenças, como a hipertensão e as varizes, entre outras.

Contudo, fique esperto para não fazer nada de errado e acabar se lesionando. Para isso, confira estas 10 dicas que o ortopedista Fabio Ravaglia trouxe:

1) Evitar passos largos ao caminhar

Cuidado com torções. Se quiser andar mais rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar

Não pise com a ponta do pé ou com muita força. O ideal é aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3) Preste atenção na postura ao caminhar

Caminhe com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

4) Não caminhe carregando pesos

Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções, como a musculação, devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado

Escolha um tênis que se adapte bem aos seus pés para evitar torções ou mesmo o aparecimento de bolhas. Prefira também meias com solado aderente, evitando o deslizamento dos pés dentro do tênis.

6) Beba muita água

Hidratação é essencial. Antes, durante e depois da caminhada. Prefira pequenos goles para evitar enjoos.

7) Refeições leves antes de caminhar

Faça refeições leves antes do exercício para prevenir tonturas ou até mesmo possíveis desmaios.

8) Não exagere

A caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9) Não se esqueça do alongamento

O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Escolha o horário ideal

Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, claro, tomar cuidado com a segurança.

? © CC0/Secom-PMI

Exatas News via Sportlife

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!