Governador da Paraíba revela interesse de companhias em implantar linhas aéreas de Cajazeiras a JP 📸 © Arquivo/Secom-PB

Um sonho da população sertaneja que se arrasta por anos de contar com voos que possam facilitar a chegada de profissionais, empresários e até a população que precisa sair de Cajazeiras com mais rapidez para outros locais do país voltou a ser destaque após o governador da Paraíba, João Azevedo, ser novamente cobrado a cerca do assunto e mais uma vez voltou a por luz na expectativa de que a região possa contar com voos, mas ainda sem um prazo determinado.

Durante coletiva de imprensa após participar de um evento institucional em João Pessoa, o governador da Paraíba, João Azevêdo foi perguntado se o Governo do Estado tem feito esforços para viabilizar linhas aéreas comerciais para o Aeroporto Pedro Vieira Moreira, em Cajazeiras.

João Azevêdo respondeu que já existem duas companhias aéreas (Gol e Azul) interessadas na linha João Pessoa-Cajazeiras/Cajazeiras-João Pessoa e que o Governo do Estado está procurando dar condições para essas empresas atuarem. A Azul, inclusive, já realiza voos no sertão da Paraíba, fazendo a linha Recife-Patos.

“O voo de Cajazeiras nós já estamos trabalhando. Existem duas empresas, tanto a Gol como a Azul, e que nós fizemos e solicitamos estudos. Importante entender que quem implanta o voo é a companhia, não é o Estado. Ao Estado cabe colocar as condições, e nós estamos colocando as melhores condições possíveis”, falou o governador.

Uma das condições para viabilizar os voos, segundo João Azevêdo é a isenção de ICMS no combustível. “Eu espero que a gente viabilize, é isso que nós estamos fazendo, brigando para que ocorra”, acrescentou o governador. Com informações do Jornal Gazeta do Alto Piranhas.

Aeroporto de Cajazeiras passou a receber pousos e decolagens à noite em 2019

Aeroporto de Cajazeiras passou a receber pousos e decolagens à noite em 2019 📸 © Arquivo/Secom-PB

O Aeroporto de Cajazeiras, no Sertão paraibano, foi autorizado a receber pousos e decolagens também à noite em 2019. O sistema de iluminação noturna do equipamento foi homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), atestando o cumprimento de todos os requisitos de segurança para voos e decolagens. As operações noturnas do Aeroporto de Cajazeiras, inaugurado pelo Governo do Estado em 2016, vão proporcionar ainda mais condições de desenvolvimento para a região, a exemplo do aumento no fluxo de turistas e instalação de novas empresas, gerando emprego e renda.

O Governo do Estado já investiu mais de R$ 2,7 milhões por meio Departamento de Estradas de Rodagem e Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), contemplando a reforma dos terminais de Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Monteiro, que teve ainda a pista reformada. As medidas fazem parte de um esforço concentrado para regularizar o sítio aeronáutico da Paraíba, fortalecendo ainda mais a infraestrutura do Estado para investimentos.

Para o tenente-coronel Anderson Pessoa, chefe da Casa Militar do Governador, o funcionamento do Aeroporto de Cajazeiras fortalece ainda mais a estrutura aeroportuária do Estado. “É uma ação do Governo do Estado que vem suprir a demanda da população, que passa a contar com mais um aeroporto com funcionamento à noite, além de Patos”, disse. Ele destacou, ainda, que o sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Cajazeiras é um dos mais modernos, com energia solar. “Esse esforço do Governo do Estado conta com ações de várias secretarias, a exemplo da Infraestrutura e Recursos Hídricos, e também da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, a Suplan”, completou.

Aeroporto 

O Aeroporto Pedro Vieira Moreira, localizado em Cajazeiras, tem capacidade para o pouso de voos com até 100 passageiros.

Inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho em novembro de 2016, o equipamento recebeu terraplenagem em cortes e aterros, desmonte de rochas, pavimentação asfáltica da pista de pouso e decolagem, sinalização, sistema de drenagem, com investimentos de R$ 5,2 milhões com recursos próprios atendendo a demanda de uma população de 180 mil habitantes da região, formada por 15 municípios.

📸 © Pxhere

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!