O governo de Jair Bolsonaro parece realmente empenhado em não fazer um bom trabalho na contenção da pandemia do coronavírus, ou ao menos é o que se pode deduzir ao ver que cerca de 12,9 milhões de reais destinados ao combate à covid-19 (infecção causada pelo novo coronavírus) deixaram de ser gastos pelo governo.

Os recursos haviam sido liberados através de medidas provisórias, mas acabaram perdendo a validade, sem ser efetivamente gasto em sua totalidade.

As informações sobre os recursos destinados ao combate da pandemia foram entregues pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), órgão que acompanha semanalmente os investimentos feitos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o economista Francisco Funcia, membro da comissão de orçamento e financiamento do CNS, “como as medidas provisórias não viraram lei, o dinheiro que não foi gasto acabou sendo perdido. Estamos em uma situação emergencial. Não tem explicação para a demora em gastar”.

O especialista também alerta para o fato de que outras duas medidas vencerão em breve, que juntas somam mais 15,5 bilhões em recursos para enfrentar a pandemia, e dos quais apenas 7,8 bilhões foram gastos. Ou seja, se o governo não gastar os 7,7 bilhões previstos nos próximos 30 dias, eles também serão desperdiçados.

Via Fórum

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!