Indisposição e desconforto: os sintomas comuns em diagnósticos médicos são também a justificativa de muitos homens que evitam exames e costumam negligenciar a saúde. Em novembro, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, o alerta é redobrado.

🗂 “Cuide do que é seu” é o tema deste ano para conscientizar os homens neste Novembro Azul

🗂 Cerca de 15% da população idosa tem depressão que se manifesta diferente dos adultos

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata – o segundo mais comum entre os homens – devem surgir ainda este ano. Seis mil só na Bahia, que ocupa o quarto lugar entre os estados com maior número de casos. Mas o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Lucas Batista, explica que outros tipos também são preocupantes e que o cuidado precisa começar antes mesmo dos 40 anos.

🗂 Estudo revela que amamentação pode reduzir risco do câncer de mama

🗂 Pesquisa da CDL traz Cajazeiras como líder na construção civil e vagas de emprego no Alto Sertão

O especialista destaca como a pandemia agravou a diminuição na procura por atendimento médico e explica como a demora pode piorar o quadro clínico e até levar à morte.

Em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde oferece consulta gratuita na unidade básica de saúde, de segunda a sexta-feira. A lista com as unidades disponíveis por bairros está no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/. Já os hospitais Martagão Gesteira e Professor Edgard Santos realizam o tratamento do câncer de próstata por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

📸 © Divulgação/Secom-JP

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!