|⚠️ Morte de adolescente, no Sertão da PB, após pisar em fio desencapado alerta para cuidados
Uma adolescente, identificada como Luciana Vitória Laurentino, de 17 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica após pisar num fio desencapado no quintal de casa na tarde de quarta-feira (20/12/2023), em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. As informações são do G1PB.
A vítima teria pisado em um fio de extensão elétrica que servia para ligar uma máquina de lavar roupas, e chovia na cidade no momento do choque. Devido a força da corrente elétrica, Luciana não resistiu à descarga e morreu ainda no local.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Numol de Patos, também no Sertão da Paraíba, onde deve passar por exames de necropsia, e, em seguida, será liberado para velório e sepultamento.
|👉 LEIA TAMBÉM:
🔌 CUIDADOS
Para se ter uma ideia, em 2018, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, foram registrados 1.424 acidentes envolvendo eletricidade em todo o país. Dentre os casos, 836 envolveram choques, 537 resultaram em incêndios por sobrecarga ou curto circuito e apenas 51 foram resultado de raios.
O ambiente doméstico é responsável por 34% desses casos. Além disso, o número de acidentes registrados está crescendo.
Logo, é fundamental conhecer as melhores formas de evitar acidentes com eletricidade e colaborar para a redução dessas estatísticas.
|👉 LEIA TAMBÉM:
1. Não sobrecarregue as tomadas
Esqueça aquele velho hábito de ligar muitas extensões e aparelhos em uma única tomada. Essa atitude gera sobrecarga na rede elétrica, o que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos – que são uma das causas mais comuns para os incêndios.
2. Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas
A água fará com que o aparelho eletrônico sofra uma pane elétrica, que pode gerar descargas em quem estiver próximo. É muito perigoso manter qualquer eletrônico ligado perto de uma área úmida! Portanto, cuidado com pias, tanques, chuveiros e banheiras.
3. Atenção com as crianças
A curiosidade infantil pode custar muito caro quando ela envolve tomadas. As crianças não têm noção do perigo que correm ao brincar com pontos de energia, principalmente quando introduzem objetos na tomada.
Uma descarga da rede doméstica pode ser o suficiente para causar problemas sérios à saúde dos pequenos, inclusive com risco de óbito. Tome muito cuidado com as tomadas da sua casa quando houver crianças. Utilize os protetores de tomada e fique sempre atento à movimentação delas.
4. Cautela ao trocar a temperatura do chuveiro
Nunca troque a temperatura enquanto o aparelho estiver ligado, principalmente se você já está molhado. Apesar de não ajudar na prevenção, alguns especialistas recomendam que a troca da temperatura seja feita, inclusive, de chinelos e nunca com os pés descalços.
5. Cuidado com fios desencapados
Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição do fio.
6. Não “dê uma de eletricista”
Manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas para isso. Se você não possui domínio das técnicas de reparo em redes elétricas e aparelhos, deixe isso para um profissional.
7. Cuidado até na troca de lâmpadas
Uma atividade inocente, como trocar uma lâmpada queimada, também pode gerar um choque elétrico. No momento da troca, opte por desligar a chave geral. Caso isso não seja possível, tome muito cuidado. Manuseie a lâmpada apenas pela extremidade do suporte de plástico (ou de porcelana) ou toque apenas no vidro.
8. Mantenha os cuidados quando estiver fora de casa
Assim como em casa, é preciso tomar alguns cuidados para evitar choques em ambientes externos. Veja alguns:
-> Cuidado com fios caídos. Nunca pegue ou pise sobre eles;
-> Nunca solte pipa perto de postes, geradores e estações elétricas;
-> Deixe a pipa para outro dia caso haja chances de chuva;
-> Saia imediatamente da água em caso de tempestade (isso vale para rios, lagos, mares e piscinas);
-> Se precisar manusear algum objeto metálico, tenha certeza de que ele não tem chances de esbarrar em nenhum cabo elétrico aéreo.
Acidentes com eletricidade não são brincadeira. Eles podem causar muitos transtornos e prejuízos – tanto financeiros quanto à saúde das pessoas. Eletricidade requer muito cuidado, portanto, nada de ser negligente ao manusear aparelhos eletrônicos ou entrar em contato com a rede elétrica.
|📸 © Reprodução/Redes sociais
Rádio Centro Cajazeiras