Em 2024, a Paraíba atingiu o maior número de descargas atmosféricas dos últimos cinco anos, totalizando mais de 460 mil raios ao longo do ano 📸 © Adrian Schmidt/Pexels

Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 310 raios. Os dados, fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também indicam que João Pessoa registrou 33 raios nesse mesmo período.

Esse aumento nas descargas elétricas já vinha sendo observado desde o início do ano. Apenas em janeiro de 2025, foram contabilizados mais de 85 mil raios em todo o estado, representando um crescimento de 37% em relação a janeiro de 2024.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Especialistas indicam que essa tendência pode continuar nos próximos dias, com a previsão de mais instabilidade atmosférica devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas.

A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Alerta de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas – sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).

O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Com informações do g1PB

|📸 © Gleive Marcio Rodrigues de Souza/Pexels

Participe de nossa Programação!