⚫ Divulgadas orientações sanitárias para serem adotadas no ‘Dia de Finados’; confira
Dentre os protocolos sanitários do ‘Plano Novo Normal PB’, o Governo do Estado emitiu um guia que reúne orientações sobre as medidas de segurança necessárias para o Dia de Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro. O das, causador da Covid-19.
Trabalhadores/visitantes
Para trabalhadores e visitantes dos cemitérios, o guia aconselha primeiramente que se mantenha a distância social mínima de 1,5 metro. Pessoas com febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço, diarreia e dificuldade de respirar devem evitar ir para os cemitérios ou celebrações religiosas. A progressão dos sintomas indica que se deve procurar com urgência um atendimento médico.
O material incentiva que evitem a ida aos cemitérios e às celebrações religiosas pessoas dos grupos de risco (idade igual ou superior a 60 anos; cardiopatias graves ou descompensados; insuficiência cardíaca; cardiopatia isquêmica; pneumopatias graves ou descompensados; asma moderada/grave; DPOC; doenças renais crônicas em estágio avançado – graus 3, 4 e 5; diabetes mellitus, conforme juízo clínico; doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; gestação e puerpério; pessoas com deficiências cognitivas físicas; estados de imunocomprometimento, devido ao uso de medicamentos ou doenças, incluindo os portadores de HIV/AIDS e neoplasias; doenças neurológicas; de acordo com o Ministério da Saúde).
Visitantes
Ainda para os visitantes, o guia recomenda que levem garrafas com água e sabão ou álcool em gel para limpar as mãos ao entrar e sair do ônibus/transporte e no cemitério. É importante lembrar que ao tocar em superfícies as mãos podem ser contaminadas. É recomendável a permanência no local por curto período.
Gestões municipais
O Estado aconselha às prefeituras que realizem acompanhamento contínuo da vigilância sanitária municipal, secretaria de infraestrutura, limpeza urbana e guarda municipal para monitoramento e cumprimento das medidas recomendadas.
Devem também fazer credenciamento prévio, controle sanitário dos ambulantes e dar orientações específicas de prevenção à Covid-19, demarcando pontos para os vendedores considerando o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Igrejas
Às igrejas a orientação é para que não realizem celebrações ou encontros nas capelas dos cemitérios. Devem aumentar a quantidade de celebrações nas paróquias, salvaguardando todas as recomendações sanitárias já divulgadas.
Cemitérios e criptas
O documento divulga ainda recomendações para a administração dos cemitérios e criptas, como proibir acesso de funcionários, visitantes e ambulantes sem o uso de máscara, sendo obrigatório o uso permanente dela no cemitério, seguindo as orientações gerais para máscaras faciais de uso não profissional da Anvisa.
Precisam disponibilizar estação para higienização das mãos com água, detergente e papel toalha para funcionários, visitantes e ambulantes.
Recomenda-se aos cemitérios se estruturarem para abertura prévia em comemoração do Dia de Finados, anterior e posterior à data 2 de novembro, para evitar aglomeração.