⚽ Após 1ª rodada, Trovão lanterna e Treze, SP e Belo na ponta do Paraibano
Começou de vez o Campeonato Paraibano. E, preparamos um resumo dos principais acontecimentos de cada rodada da competição. Na rodada de abertura do estadual, teve jogador assumindo o papel de goleador e anotando um hat-trick. Também teve a primeira queda de treinador; isso mesmo! Já as principais polêmicas ficaram mesmo em Cruz do Espírito Santo, mais precisamente no Estádio Carneirão. Imagens de aglomerações dentro e fora da praça esportiva, como também um gramado completamente alagado para receber São Paulo Crystal x Campinense.
Hat-trick de Birungueta
O Campeonato Paraibano foi iniciado justamente com o placar mais elástico da rodada. Foi no Estádio Amigão, em Campina Grande, que o atual campeão estadual, o Treze, derrotou o Atlético de Cajazeiras pelo placar de 4 a 0. A vitória colocou o Galo em primeiro lugar na classificação, já que conseguiu um saldo bem positivo. E o principal destaque da noite da última quarta-feira foi o meia Birungueta, que largou na competição marcando três dos quatro gols alvinegros.
Primeira demissão de técnico
Não bastou começar o Campeonato Paraibano perdendo de goleada, o Atlético de Cajazeiras tem sido uma verdadeira bagunça em 2021. Após perder para o Treze na estreia, a diretoria azulina optou pela demissão do técnico Alexandre Lima. O treinador deixou a equipe com apenas uma partida oficial disputada. Incrível!
O Trovão Azul chegou a anunciar o seu novo treinador, que seria Pedro Caçapa. No entanto, a diretoria atleticana voltou atrás e optou pelo interino Eduardo Rodrigues, ao menos até a próxima rodada do Campeonato Paraibano. Planejamento é tudo pelas bandas do Estádio Perpetão.
Três pênaltis marcados e dois perdidos
Em quatro jogos disputados na rodada #1 do Campeonato Paraibano, três penalidades acabaram sendo assinaladas. O fato mais curioso foi no Estádio Marizão, onde o Botafogo-PB derrotou o Sousa por 1 a 0. Tanto o Belo quanto o Dinossauro tiveram um pênalti para cobrar, mas ambos desperdiçaram as suas cobranças, com Marcos Aurélio e Liniker. Quem teve melhor sorte foi a equipe da capital, que conseguiu marcar o gol no rebote do pênalti perdido, com o próprio Marcos Aurélio.
Além disso, no jogo entre Treze e Atlético-PB, o primeiro gol do Paraibano 2021 foi marcado de pênalti, convertido pelo atacante João Leonardo. O centroavante alvinegro foi o único que conseguiu marcar nas três cobranças totais assinaladas até então.
Show de expulsões
Assim como penalidades, a rodada de abertura do Campeonato Paraibano contou com várias expulsões. Em Treze x Atlético-PB, por exemplo, foram duas, ambas no lado atleticano: o meia Guerreiro e o preparador de goleiros Alexandre Laguzza.
Já no último sábado, no empate entre Nacional de Patos e Perilima, o zagueiro Breno, do Naça, acabou indo para o vestiário mais cedo ao receber o segundo cartão amarelo no jogo. Mesmo com um a menos, o Canário do Sertão empatou com a Águia de Campina.
Por fim, na derrota do Campinense para o São Paulo Crystal, o atacante da Raposa, Marcos Nunes, acabou expulso antes do apito final. O jogador se envolveu numa confusão no gramado do Carneirão e acabou recebendo o vermelho direto.
Cadê a ambulância no José Cavalcanti?
Antes de Nacional de Patos e Perilima empatarem no Estádio José Cavalcanti, o jogo demorou para começar, ultrapassando o horário marcado, que era 16h. É que um fato nem tão novo voltou a comprometer o Campeonato Paraibano. A ambulância não se encontrava dentro do local, por isso, o duelo só começou 20 minutos depois.
Dentro de campo, Canário e Águia fizeram uma partida de um segundo tempo movimentado, terminando no empate por 1 a 1. Outro fato curioso foi a presença dos técnicos Marcelinho Paraíba, do Treze, e Paulo Schardong, do Sousa. A dupla de comandantes foi dar uma espiadinha nos adversários.
Aglomeração e lamaçal no Carneirão
Dentre todos os temas da primeira rodada do Campeonato Paraibano, nada chamou mais atenção que o Estádio Carneirão. Afinal, o palco de São Paulo Crystal e Campinense estava comprometido por conta das fortes chuvas. Ou seja, a lama tomou conta do gramado, o que prejudicou demais o desenrolar da partida, que foi vencida pelo Tricolor pelo placar de 2 a 1.
Além da lama que prejudicou o futebol dentro de campo, o Carneirão protagonizou cenas de aglomeração dentro da praça esportiva. Nas imagens, foi possível observar uma enorme aglomeração nas tribunas do estádio. Dirigentes, autoridades e convidados, todos juntos num pequeno espaço no local, que é pequeno. Ou seja, tudo o que não pode acontecer nesse período de pandemia da Covid-19.
Nesta segunda-feira, o São Paulo Crystal emitiu uma nota sobre o acontecimento lamentável desse domingo. Nela, o presidente do Tricolor, Múcio Fernandes, ressaltou que seguiu o protocolo da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e ressaltou que as duas delegações estavam testadas.
O dirigente disse também que, no protocolo, não é necessário que os membros da diretoria apresentem os testes negativos, mas que, apesar disso, todos possuíam testagem em dia. Contudo, o mandatário tricolor não citou o problema que foi o pequeno espaço para tantas pessoas nas tribunas do Carneirão. Esse foi o papel mais feio da rodada #1 do estadual.
Fora do estádio, torcedores improvisaram arquibancadas nos muros vizinhos ao Carneirão. Muitos, inclusive, sem a utilização de máscara. Ou seja, mais um ato feio em Cruz do Espírito Santo.
? © Reprodução/Treze FC
Rádio Centro Cajazeiras via GEPB