Sertão e outras regiões paraibanas estão sob alerta para o risco de chuvas de grande intensidade
📸 © Tânia Rego/Agência Brasil

Municípios paraibanos localizados no Sertão, Alto Sertão, Cariri e Zona da Mata estão sob alerta da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) desde esta segunda-feira (06/01/2025) para o risco de chuvas de grande intensidade no intervalo de até 48 horas.

O alerta vem em decorrência do mês de janeiro ser pré-estação das chuvas, período marcado por pancadas isoladas e trovoadas especialmente nas regiões que estão alertadas pela meteorologia para adotarem medidas nas áreas mais suscetíveis a alagamento e construções que ficam em locais que podem apresentar prejuízos com a ocorrência de volumes elevados de chuva.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

As pancadas devem ocorrer principalmente no período da tarde e noite, quando o calor acumulado durante o dia favorece a formação de nuvens carregadas.

Embora as chuvas sejam essenciais para a recarga hídrica e o alívio das altas temperaturas, há riscos associados à concentração intensa das precipitações em curtos períodos de tempo. Isso pode provocar alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis.

As chuvas nessa fase inicial também são influenciadas por nuvens carregadas vindas do estado do Ceará, que avançam em direção ao Sertão paraibano.

|📸 © Terry McGraw/Pixabay

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!