Bolsonaro desmontou o combate à corrupção, conclui entidade internacional 📸 © Carolina Antunes/PR

Por Jamil Chade, Colunista do UOL

O resultado final do governo de Jair Bolsonaro foi um fracasso na luta contra a corrupção. Durante o mandato do líder da extrema direita, o Brasil se manteve estagnado numa posição ruim no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) e seu governo promoveu um “retrocesso sem precedentes” nas instituições.

Trata-se do principal índice no mundo sobre o tema, elaborado pela Transparência Internacional. Para a entidade, o Brasil “teve uma década perdida” no combate à corrupção, caindo cinco pontos e 25 posições no ranking desde 2012.

Em uma escala de 0 a 100, o país alcançou apenas 38 pontos ao final de 2022, mesma nota obtida nas duas edições anteriores do índice.

Apesar da nota inalterada, o país passou da 96ª para a 94ª colocação, entre os 180 países e territórios avaliados. Segundo a entidade, porém, isso não ocorreu pela melhoria da situação do país, e sim pela piora da nota de outros governos.

O Brasil ficou empatado com Argentina, Etiópia, Marrocos e Tanzânia.

Acuado desde antes da posse pela corrupção fartamente comprovada da sua família, a prioridade de Bolsonaro durante todo o seu governo foi garantir sua blindagem, que buscou através da neutralização do aparato institucional e legal que o ameaçava.”

Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional – Brasil.

📸 © Carolina Antunes/PR

Rádio Centro Cajazeiras via Uol

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!