Após acidente matou 62 pessoas, Anac intensifica monitoramento na Voepass
📸 © Ilustrativa/Rudragos/Pixabay

Em reunião com a Voepass realizada nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tratou com a empresa sobre as providências que deverão ser adotadas para garantir normalidade das operações depois do acidente ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo (SP). Após priorizar a assistência às famílias das vítimas no primeiro momento, a Anac inicia operação assistida com o objetivo de manter a prestação do serviço da Voepas em condições adequadas.

O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada de forma constante pelos órgãos que compõem o sistema de aviação brasileiro. Por sua vez, os operadores aéreos, entre eles a Voepass, têm que enviar constantemente dados de desempenho de sua frota à Anac, o que inclui eventuais interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronave ou dificuldades em serviço.

No atual contexto pós acidente aéreo, e considerando aspectos de fatores humanos, a Agência entende ser importante a intensificação da vigilância continuada e do monitoramento do serviço prestado pela empresa, estabelecendo parâmetros para evitar anormalidades na operação. Essas questões foram tratadas durante a reunião desta sexta-feira.

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Atendimento aos passageiros

Em caso de atrasos, cancelamentos e interrupção do serviço de transporte aéreo, a Anac orienta os passageiros afetados a contatarem a companhia aérea responsável pelo voo. A empresa aérea deve cumprir os dispositivos previstos na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, que trata das condições gerais para o transporte de passageiros.

Segundo a Resolução nº 400, os casos de atrasos, cancelamentos e interrupção do serviço devem ser comunicados imediatamente pelas empresas, que devem manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados. A empresa aérea deve oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento em que houve o atraso, o cancelamento ou a interrupção.

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Voepass comunica Anac sobre pouso técnico em Uberlândia (MG)

AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu da Voepass, na noite desta quinta-feira, 15 de agosto, a informação de que houve um transiente (problema elétrico) na aeronave ATR 72-600, que operava o voo PTB 2211, procedente de Rio Verde (GO) e com destino em Guarulhos (SP). Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG).

A Anac receberá representantes da Voepass em reunião sobre o processo de vigilância da empresa nesta sexta-feira, 16 de agosto, quando a ocorrência também será abordada.

Atendimento aos passageiros

A Anac orienta os passageiros afetados a contatarem a companhia aérea em caso de interrupção do serviço. A empresa aérea deve cumprir os dispositivos da Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, que trata das condições gerais para o transporte de passageiros. Segundo a Resolução, os casos de atrasos, cancelamentos e interrupção do serviço devem ser comunicados imediatamente pelas empresas, que devem manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados. A empresa aérea deve oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento em que houve o atraso, o cancelamento ou a interrupção.

Tem fim trabalho de identificação das vítimas do acidente da Voepass

Tem fim trabalho de identificação das vítimas do acidente da Voepass
📸 © Secretária de Segurança de São Paulo Divulgação

Terminou nesta quinta-feira (15/08/2024), o trabalho de identificação das 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9), que matou todas as pessoas a bordo. A confirmação aconteceu há pouco pelo Instituto Médico Legal de São Paulo. Até o momento, 42 corpos foram liberados, e todos os familiares já foram comunicados. 

Segundo os peritos, a maioria das vítimas foi identificada por coleta de impressões digitais e reconhecimento por DNA. Foram utilizados também outros meios de identificação como radiografias, exames odontológicos e tatuagens.

E nessa quarta-feira foi retomado o trabalho de remoção dos pertences das vítimas no local do acidente, no condomínio Residencial Recanto Feliz, em Vinhedo.

A Voepass, que ficou responsável pela coleta dos objetos e a limpeza posterior do local, afirmou que todas as bagagens já haviam sido recolhidas e que segue na coleta e triagem de objetos pessoais. 

Não há previsão para o término dessa operação. Os destroços do avião também serão encaminhados para a sede da empresa.

Depois dessa etapa, a Defesa Civil de Vinhedo vai avaliar possíveis danos à estrutura de três imóveis do condomínio potencialmente atingidos pelo impacto da aeronave ao solo. Uma das casas, a mais afetada, está interditada, e o morador está em casa de parentes, na cidade de Campinas.

|📸 © Paulo Pinto/Agência Brasil

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