🇧🇷🤝🇺🇸 Lula e Biden lançam parceria inédita para promover trabalho digno no Brasil e nos EUA
Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, respectivamente, lançaram nesta quarta-feira (20) uma parceria inédita para a promoção do trabalho digno. A iniciativa, lançada em Nova York, nos EUA, busca estimular empregos de qualidade, proteger trabalhadores que atuam nas plataformas digitais e promover o conhecimento sobre direitos trabalhistas.
“Temos hoje 2 bilhões de trabalhadores que estão no setor informal. O dado concreto é que nós temos 240 milhões de trabalhadores que, mesmo estando trabalhando, vivem com menos de um dólar por dia. É inaceitável que mulheres, minorias étnicas e pessoas LGBTQIA+ sejam discriminadas no mercado de trabalho”, afirmou Lula.
LEIA TAMBÉM:
“Queremos criar, quem sabe, um novo marco de funcionamento na relação capital-trabalho. Uma relação do século 21, civilizada, mas atendendo inclusive a fala do presidente Biden, todas as pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais, com que o país fique melhor, está enganando. Não há democracia sem sindicato forte, porque sindicato é efetivamente quem fala pelo trabalhador”, completou o presidente brasileiro.
Lula citou os principais aspectos da iniciativa brasileira e norte-americana. São eles: proteção dos direitos trabalhistas, promoção do trabalho digno nos investimentos público e privado, combate à discriminação no ambiente de trabalho, abordagem centrada nos trabalhadores na transição para energia limpa e o uso da tecnologia em prol do trabalho decente.
LEIA TAMBÉM:
“Queremos que os pobres tenham a oportunidade de subir na vida. Os ricos não pagam impostos suficientes. E essa visão é impulsionada por uma força trabalhista forte. Por isso me orgulho que o meu governo tem sido caracterizado como o governo mais pró-sindicato da história dos Estados Unidos”, disse Biden.
Parceria Brasil-EUA
É uma parceria inédita entre Brasil e Estados Unidos. “É a primeira vez, em mais de 500 anos da história do Brasil, em que você senta com o presidente da República americano, em igualdade de condições, para discutir um problema crônico, que é a questão da precarização do mundo do trabalho”, disse Lula em um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto.
📸 © Ricardo Stuckert/PR
Rádio Centro Cajazeiras