|🇧🇷 Volta de Ednaldo, demissão de Diniz e anúncio de Dorival Júnior como novo técnico da seleção
A Confederação Brasileira de Futebol emitiu nesta segunda-feira (8) um comunicado após a visita de executivos da Fifa e da Conmebol, que vieram ao Brasil para acompanhar de perto o processo pelo qual a entidade passou nas últimas semanas, com a saída e com o retorno de Ednaldo Rodrigues ao cargo de presidente da CBF.
Emílio Garcia, diretor de assuntos jurídicos da Fifa, e Rodrigo Aguirre, gerente jurídico da Conmebol, exaltaram a decisão de Gilmar Mendes, ministro do STF, em garantir Ednaldo Rodrigues à frente da entidade. De acordo com a CBF, o Brasil de fato corria sério risco de ser excluído de competições internacionais após o imbróglio envolvendo a escolha do presidente.
|👉 LEIA TAMBÉM:
- Fernando Diniz vê Argentina vencer o Brasil, que volta a perder três jogos consecutivos após 22 anos
“A Fifa veio aqui para poder garantir a independência da CBF e o cumprimento dos estatutos da Fifa e da Conmebol. Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo, estamos contentes que voltamos à situação original”, disse Garcia.
O responsável pelo Jurídico da Fifa ressaltou ainda que o “futebol brasileiro escolheu Ednaldo democraticamente”. O presidente da CBF também falou a respeito do tema e disse que será necessário “restaurar a normalidade” no esporte no Brasil.
“Temos muitos compromissos que são inadiáveis e urgentes com relação ao calendário do futebol brasileiro, com todas as competições”.
“É o que sabemos fazer e organizar. Queremos que a partir de agora nos concentremos no desenvolvimento do futebol brasileiro, em todos as suas modalidades, em todos os seus segmentos e em todos os seus Estados”, disse o mandatário.
|👉 LEIA TAMBÉM:
DEMISSÃO DINIZ
Fernando Diniz não é mais técnico da Seleção Brasileira. Na última sexta-feira (05/01/2024), Ednaldo Rodrigues, empossado novamente como presidente da CBF, decretou a demissão do treinador.
Agora, a prioridade do mandatário da CBF é definir um treinador que assuma em definitivo a Seleção, não mais “dividindo” o trabalho com algum clube. Segundo apuração da reportagem, Dorival Júnior, do São Paulo, é o favorito da cúpula da CBF para o cargo.
A decisão da entidade máxima do futebol brasileiro deve ser tomada em breve, já que a diretoria da CBF quer que a Seleção já tenha um técnico definitivo para os amistoso de março, contra Inglaterra e Espanha.
NOVO COMANDANTE
Dorival Júnior é o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina. A entrevista coletiva com o técnico será realizada nesta quinta-feira (11), às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).
Dorival Júnior é conhecido por ser um técnico que assume clubes para gerenciar crises e resolver problemas rapidamente. Ele coleciona bons trabalhos nos últimos dois anos. O treinador é bicampeão da Copa do Brasil em 2022 (Flamengo) e 2023 (Flamengo), e campeão da Libertadores em 2022 (Flamengo). Antes disso, em 2022, fez um bom trabalho no Ceará.
O treinador também é conhecido pelo seu comando do time do Santos em 2010, que ficou conhecido pelo belo futebol de Neymar, Ganso e companhia.
No Rio Grande do Sul, ele treinou o Juventude em 2005, clube que atuou como jogador (1994 e 1995), e o Inter em 2011 e 2012. Pelo Colorado, conquistou a Recopa Sul-Americana (2011) contra o Independiente, da Argentina. Um ano depois venceu o Campeonato Gaúcho.
Títulos
Estaduais:
- Campeonato Catarinense: 2004
- Campeonato Pernambucano: 2006
- Campeonato Paranaense: 2008
- Campeonato Paulista: 2010 e 2016
- Campeonato Gaúcho: 2012
- Campeonato Paranaense: 2020
Nacionais:
- Copa do Brasil: 2010, 2022 e 2023
- Campeonato Brasileiro Série B: 2009
Internacionais:
- Recopa Sul-Americana: 2011
- Copa Libertadores da América: 2022
|📸 © Montagem/Divulgação/CBF, Staff Images/CBF e Gilvan Souza/CRF
Rádio Centro Cajazeiras