🌡️ Onda de calor pelo Brasil pode provocar temperaturas acima dos 40°C e baixa umidade
Uma onda de calor começou nesta terça-feira (22/8) na maior parte do Brasil e deve se estender até sexta-feira (25/8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros estarão de 4° a 5 °C acima da média nos próximos dias.
O meteorologista Mamedes Luiz Melo prevê que temperaturas-recorde sejam registradas e termômetros em torno dos 40 °C nas seguintes regiões do país:
- Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal
- áreas isoladas do Mato Grosso
- noroeste de Goiás
- sudeste do Amazonas
- sudoeste do Pará
Com as altas temperaturas e baixa umidade os focos de queimada em grande parte do país devem aumentar, além da qualidade do ar em diversos centros deve ficar bem prejudicada, avalia o especialista.
Norte
São previstos volumes de chuva maiores que 30 milímetros no noroeste do Amazonas, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como no Pará, Amapá e Tocantins, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.
Nordeste
Previsão de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. No entanto, no início da semana, podem ocorrer baixos acumulados de chuva no litoral sul da Bahia.
Centro-Oeste
A persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. Além disso, poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%, principalmente, entre os estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
Sudeste
O tempo também ficará seco e sem chuvas, principalmente, em áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. Ainda no norte de Minas, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%.
Já em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 30 mm.
Sul
A atuação de uma frente fria sobre o oceano, no início da semana, intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 10 mm no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.
Já no oeste da região, principalmente no Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuvas na maioria da semana. As informações são da CNN Brasil.
📸 © Metsul/Reprodução
Rádio Centro Cajazeiras