Mês de fevereiro começa com previsão de chuvas em todas as regiões do Brasil 📸 © Lia Mara/Secom/Palmas

O mês de fevereiro começa com tempo instável e condições para chuva em quase todo o Brasil, conforme dados do Clima Tempo.

Região Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições para chuva no norte do Nordeste. Por isso, o Ceará, o centro-norte e oeste do Piauí e o Maranhão têm nuvens mais carregadas o dia todo e risco de chuva forte, a qualquer hora.

A maioria das áreas do interior da Bahia, o interior de Sergipe, o sertão de Alagoas, o centro-leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba passam o dia com sol e tempo seco, sem chuva. No litoral da Bahia e de Sergipe, no leste de Alagoas, no centro e leste de Pernambuco, o sol aparece forte, mas ocorrem algumas pancadas de chuva. No oeste e norte da Bahia, no centro-sul e leste do Piauí, no sertão de Pernambuco e da Paraíba, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva com raios.

Região Sul

O sol predomina o dia todo sobre o Rio Grande do Sul e também no centro-oeste e sul de Santa Catarina. No centro-leste catarinense, o sol aparece o dia todo, mas chove rapidamente. No Vale do Itajaí e sobre a maioria das áreas do Paraná, a quarta-feira é com períodos de sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. O extremo norte do Paraná pode ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia.


Região Sudeste

A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista reforça as áreas de instabilidade sobre este estado. Todas as regiões de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro, o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro passam esta quarta-feira com muita nebulosidade, alguns momentos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer várias vezes ao longo do dia. Há risco de chuva forte.

Nas outras áreas do estado do Rio de Janeiro, no centro, leste e oeste de Minas Gerais, e na divisa do Sul do Espírito Santo com Minas, 

o sol aparece forte e algumas pancadas de chuva com raios podem acontecer à tarde ou à noite, de forma passageira. O tempo seco e o sol predominam nas demais áreas do Espírito Santo e no centro norte de Minas Gerais.


Região Centro-Oeste

Áreas de instabilidade crescem por toda a Região Centro-Oeste do Brasil. Na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no centro-sul e oeste de Mato Grosso, ocorrem períodos com sol e várias pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ter moderada a forte intensidade. 

No sul de Mato Grosso do Sul, nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso e no Distrito Federal, as pancadas de chuva só devem ocorrer a partir da tarde. 

Há risco de chuva moderada a forte em todo o Centro-Oeste.


Região Norte

Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido a presença da Zona de Convergência Intertropical reforça as áreas de chuva sobre o Pará e o Amapá.

Nesta quarta-feira, praticamente toda a região norte tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte. O sol e o tempo seco predominam sobre o centro nosso de Roraima, incluindo a região de Boa Vista.


Alertas meteorológicos para 01/02/2023 -quarta-feira


Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Teresina e Fortaleza.

Atenção para chuva moderada na região de Ilhéus (litoral da Bahia), e no litoral de Alagoas e de Pernambuco.

Alerta para temporais no Paraná (exceto no sudoeste e sul do estado), em São Paulo (exceto no noroeste do estado), no centro-sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste do Acre, no Pará (exceto no oeste e  sul do estado), no Maranhão (exceto no extremo sul do estado), no norte do Piauí, no norte e oeste do Ceará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes forte não Vale do Itajaí (SC), no sudeste do Paraná, na Serra Fluminense, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro, no noroeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul (exceto no sul/sudoeste do estado), em Mato Grosso, no centro- sul e sudoeste de Goiás, em Rondônia, no centro-leste do Acre, no Amazonas (exceto no noroeste do estado), no oeste e sul do Pará, no sul do Maranhão, no centro e sudoeste do Piauí, no centro, sul e leste do Ceará.


Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.

📸 © Marko Milivojevic/Pixnio

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!