|🍂 Medidas são anunciadas para amenizar impactos da estiagem no Cariri e o Sertão da Paraíba

📸 © Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Governo da Paraíba anunciou medidas para reduzir os efeitos da estiagem que devem impactar o setor agropecuário no estado, no segundo semestre deste ano. Ações como aquisição de farelo de soja e alimentos volumosos vão complementar a ração do rebanho.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Joaquim Hugo, o ano de 2025 é desafiador para produtores rurais e Governo, devido à irregularidade das chuvas em grande parte da Paraíba, como o Cariri e o Sertão. Ele disse que a Sedap-PB tem acompanhado junto à Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado (Aesa-PB) as previsões de chuvas.
“A medida que o tempo foi passando e caracterizando as chuvas irregulares no estado, nós nos antecipamos e fizemos um processo para a compra do farelo de soja para venda subsidiada ao produtor rural, como fizemos no fim de 2023 e início de 2024”, lembrou.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
O secretário Joaquim Hugo relatou que o processo licitatório está em fase de conclusão. “Para que quando chegue o segundo semestre e os efeitos da irregularidade das chuvas fiquem mais complicados, que a gente já tenha esse processo licitado e possa disponibilizar para os produtores”.
Outra iniciativa do Governo do Estado citada por Joaquim Hugo para minimizar os efeitos da seca para o rebanho paraibano é realizar a compra do volumoso. Ele apontou que a palma também será uma arma fundamental para alimentação animal, durante o segundo semestre deste ano.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
O secretário também falou sobre a vacinação contra a febre aftosa. Apesar da boa notícia dos rebanhos da Paraíba e do Brasil estarem livres da doença, Joaquim Hugo ressaltou a necessidade da atualização cadastral, que deve ser feita nos meses de maio e novembro. Ele salientou que, no ano passado, muitos produtores acabaram deixando de fazer a renovação do cadastro e acabaram multados.
“Nós vamos divulgar uma portaria transformando essa multa em advertência para quem foi multado e o cadastro de atualização de maio já vai valer para novembro”, informou.
|📸 © Wison Dias/ABr
Rádio Centro Cajazeiras