🍎🍏 Consumo de maçã reduz o risco de doenças cardiovasculares e contribui para a vida longa
Por Revista Veja
Uma vasta leva recente de pesquisas demonstra que a maçã merece lugar especial no cardápio para uma vida saudável e longeva — entre os benefícios mais relevantes, está a proteção que a fruta ajuda a fornecer contra as doenças cardiovasculares, as que mais matam no mundo.
Uma revisão de 157 estudos, conduzida por especialistas ingleses e americanos acaba de comprovar essa relação positiva e aponta como principal explicação a presença de flavonoides na fruta. Encontrados em alimentos diversos, eles agem nos processos que garantem a continuidade do fluxo de sangue nos vasos, permitindo a adequada irrigação do cérebro e do coração.
Estima-se que uma pessoa adulta deva consumir de 200 a 300 miligramas de flavonoides por dia. Um copo de chá verde possui a maior concentração da substância (300) entre as opções mais acessíveis. No rol das frutas, a maçã dispõe de boa quantidade, 15 miligramas contidos em uma unidade pequena.
Para dar conta da cota diária de flavonoides indicada para reduzir o risco cardiovascular, recomenda-se uma combinação de alimentos. “Nossa orientação é o consumo de dois copos de chá, uma fruta vermelha, como o morango, e uma maçã”, aconselha Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, na Inglaterra, que participou do estudo.
São os flavonoides da maçã que influenciam ainda na prevenção do câncer, junto com uma variedade de micronutrientes, como zinco, ferro e vitaminas C e D encontrados na fruta. A ingestão regular de maçã está associada à redução de risco de câncer de pulmão, boca, mama e do trato digestivo, como recém-elencou artigo publicado pela americana Fundação Nacional para Pesquisa do Câncer.
📸 © Pxhere
Rádio Centro Cajazeiras via Revista Veja