🎆 Patos, CG e JP terão Réveillon com fogos silenciosos para preservar pessoas e animais
Esse Réveillon promete a retomada dos grandes eventos festivos que ficaram limitados no últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19, além dos grandes shows que atraem multidões os tradicionais shows pirotécnicos com fogos de artifício que são um espetáculo a parte e atraem o público de várias idades mas que nesta edição estão com uma tendência de serem silenciosas para preservar autistas, idosos e animais.
As cidades paraibanas puxadas pelo modelo da Capital João Pessoa anunciaram que adotaram essa iniciativa como é o caso de Campina Grande, a rainha da borborema e a capital do Sertão, Patos que confirmou nos meios de comunicação a adoção dessa medida.
Quase todo mundo já ouviu alguma história triste sobre os transtornos provocados por fogos de artifício ruidosos. São inúmeros os casos de crianças, idosos e especialmente animais de estimação afetados pelos estouros que pipocam no céu em datas festivas – principalmente na virada de ano.
O que são fogos de artifício ‘sem barulho’
Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, a novidade também foi adotada para iluminar a festa de virada de ano de várias cidades brasileiras e pelo mundo.
De acordo com um profissional que há 12 anos é proprietário de uma venda de fogos, o diferencial dos fogos com poucos ruídos é que ele não produz bombas arredondadas e sim bombas pequenas, ideais para serem usados em curta distância.
“Apesar do tubo ser menor, ele tem a possibilidade de ter mais efeitos porque cada tubo consegue acumular mais projetis”,
disse o comerciante.
Um outro profissional que atua há 25 anos na área, explicou que o impacto para abrir o colorido dos fogos foi reduzido após estudos, ocasionando a diminuição do barulho.
“Dá para escutar, mas com um ruído bem menor. O brilho não se perdeu, o que diminuiu foi a capacidade de força para abrir os fogos”,
contou o profissional.
Por sua vez um gerente da fábrica de fogos, que vende o produto para lojas, acredita que os fogos sem ruídos tornam os efeitos mais limitados.
“Aquele efeito que faz a abertura no céu, em formato de bola, abrindo como um coqueiro, gasta uma explosão, uma pólvora. Os fogos de baixo ruídos não têm essa capacidade. Enquanto os que fazem barulho possuem pólvoras que explodem, os sem barulho têm pólvora de propulsão”,
afirma esse gerente.
Preço dos fogos de artifício ‘sem barulho’
A diferença de preço varia entre 15% e 20% a mais no valor dos fogos com baixos ruídos.
Cuidados ao manusear
Com a procura pelos fogos, tanto convencionais quanto silenciosos, os profissionais alertam para os cuidados que as pessoas devem tomar ao manusear os foguetes.
“Todos eles vêm com uma base, que deve ser fixada em um local plano, para que a propulsão aconteça a uma distância segura. As informações estão nas caixas, é só segui-las”,
garantiu um especialista.
📸 © Gabriel Monteiro
Rádio Centro Cajazeiras