🎬 Em ‘Emancipation’, Will Smith dá vida ao homem que escancarou o horror da escravidão
No ápice da guerra civil americana (1861-1865), um escravo identificado apenas como Peter escapou de sua senzala numa plantação na Louisiana — um dos treze estados confederados do Sul que lutavam contra a abolição recém-promovida por Abraham Lincoln.
Após ser chicoteado brutalmente, ele enfrentou dez dias de fuga até chegar a um acampamento da União — a liga de 23 estados legalistas do Norte que acabariam vencedores do conflito. O fugitivo foi então eternizado em uma foto que chocaria o mundo ao expor suas costas cobertas de cicatrizes profundas.
Para além da imagem capaz de resumir os horrores da escravidão, porém, pouco se sabe sobre o homem que passaria à história como “Whipped” Peter (Peter Chicoteado, em tradução livre). Agora, ele tem sua trajetória imaginada de forma heroica e comovente em Emancipation, filme protagonizado por Will Smith que chega à plataforma Apple TV+.
“É um filme sobre a liberdade”, ponderou Will Smith a VEJA. “Enxergo Peter como um ser humano diferente, um guerreiro espiritual. Seu corpo estava escravizado, mas o espírito era completamente livre”, completou o astro.
📸 © AppleTv+/Divulgação
Rádio Centro Cajazeiras via Veja