? Lockdown é adotado no Vale do Rio do Peixe, cidades do CE e Sousa fecha até essenciais
Os municípios iniciaram o m~es de junho com a adoção de ‘lockdown’ como medida de tentar barrar os números crescentes de casos e morte por coronavírus, cidades da Paraíba e Ceará adotaram o fechamento de todas atividades, até mesmo as essenciais como é o caso de Sousa, sertão paraibano, por três dias, já na cidade de Ipaumirim no vizinho estado do Ceará, serão seis dias de restrições mais rígidas.
? Exclusivo: Maio termina com 25 mortes e 1022 casos em Sousa; Cajazeiras teve 5 óbitos e 938 casos
? Mais de cinco mil aparelhos de oxigênio são destinados para as regiões NE e Norte
Um decreto coletivo também foi adotado por sete cidades do Vale do Rio do Peixe com a proibição de vendas de bebidas alcoólicas e lockdown entre o dia 1 e 6 de junho.
? Profissionais da educação começam a ser vacinados na Paraíba contra a Covid
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou nesta segunda-feira (31) que os municípios de Jati, Penaforte e Porteiras, na Região do Cariri, adotem isolamento social rígido, em razão da elevação no número de mortes por Covid-19 constatadas desde o ano passado nas localidades.
Outras cidades da região já dotam lockdown. O Cariri é a região do Ceará onde atualmente o cenário da pandemia é mais grave. Nas últimas semanas, as medidas restritivas foram relaxadas em várias cidades do estado, mas não nas do Cariri.
Em Porteiras, segundo boletim epidemiológico atualizado nesta segunda-feira (31), aponta 1.257 casos confirmados sendo 13 nas últimas 24 horas e 27 óbitos. Já em Jati são 576 casos confirmados com 11 mortes. E em Penaforte, de acordo com a última atualização divulgada pela atual gestão, no dia 6 de maio, apontava 487 casos confirmados com oito mortes.
Sousa
Sousa registrou 25 mortes no último mês, e esse número levou a adoção das medidas drásticas, ficando decretado no âmbito do Município de Sousa o fechamento de todas as atividades comerciais e de serviços, inclusive os ditos como essenciais, no período compreendido entre 03 de junho a 06 de junho de 2021,
Ficando permitido apenas o delivery, proibida a retirada na porta do estabelecimento §1º No período citado no caput, o funcionamento através de delivery somente poderá ocorrer das 05 horas até às 21:00 horas;
Ficam permitidos de funcionar em seus horários habituais, apenas postos de combustíveis para abastecimento e farmácias; §3º ficam suspensas as feiras livres do bairro da Estação e da Rua Emílio Pires. Art. 2º. Pelo mesmo período fica decretado toque de recolher a partir das 22 horas até as 05 horas.
Ficam suspensas pelo mesmo período a realização de missas, cultos, atividades religiosas presenciais. Art. 4º. Ficam permitidas as realizações dos jogos do Campeonato Paraibano, seguindo todas as normas regulamentadas pela Federação Paraibana de Futebol, com todos os jogadores e corpo técnico testados, sendo PROIBIDA a entrada de torcidas e do público em geral.
Os estabelecimentos autorizados a funcionar por esta normativa, deverão zelar pela obediência a todas as medidas sanitárias estabelecidas para o funcionamento seguro da respectiva atividade. § 1º Constatada qualquer infração ao disposto no “caput”, deste artigo, será o estabelecimento notificado e autuado podendo ser interditado por até 07 (sete) dias.
Um decreto coletivo com medidas restritivas em sete cidades do Vale do Rio do Peixe está repercutindo em todo estado da Paraíba. Na noite desta segunda-feira (31) o Consórcio Internunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Estado divulgou a proibição de vendas de bebidas alcóolicas e lockdow entre o dia 1 e 6 de junho.
Vale do Rio do Peixe
As medidas estão valendo para as cidades de São João do Rio do Peixe, Triunfo, Uiraúna, Santa Helena, Poço Dantas, Bernardino Batista e Poço de José de Moura. O toque de recolher vai das 20h as 6h entre o dia 1 e 6 de junho.
As medidas estão valendo para as cidades de São João do Rio do Peixe, Triunfo, Uiraúna, Santa Helena, Poço Dantas, Bernardino Batista e Poço de José de Moura. O toque de recolher vai das 20h as 6h
Ipaumirim
O município de Ipaumirim decretou “lockdown” de 6 dias, com fechamento de comércio e controle de circulação de pessoas, a partir desta terça-feira (1º). A medida é uma tentativa para barrar a alta de casos e mortes por Covid-19. Somente em maio, o município registrou 266 casos de Covid-19 e três óbitos, a quantidade mais alta desde o início da pandemia.
? © Reprodução/Redes Sociais
Rádio Centro Cajazeiras