Musicoterapia é disponibilizada no Hospital Regional de Cajazeiras e anima pacientes da unidade de saúde
📸 © GOVPB

O Hospital Regional de Cajazeiras, unidade localizada no Sertão do Estado da Paraíba, realizou, na última segunda-feira (03/06/2024), em parceria com os alunos do Centro Universitário Santa Maria, um momento de musicoterapia nas Clínicas Médicas Cirúrgicas e na Ala Pediátrica. A iniciativa foi programada com o intuito de humanizar a hospitalização e amenizar o período de internação para os pacientes e acompanhantes.

A iniciativa, coordenada pela equipe de Psicologia do hospital, colabora com a recuperação e melhoria da saúde física e mental dos pacientes. De acordo com a coordenadora de Psicologia Hospitalar, Edna Thais, ações como essa serão realizadas frequentemente durante todo o ano, buscando oferecer aconchego e apoio emocional aos usuários. 

|👉 LEIA TAMBÉM:

“Esta é uma ação importante realizada por uma equipe multiprofissional. Com ela, estamos oferecendo maior assistência aos pacientes da nossa unidade. A Psicologia vem somando nesse processo, visto que há uma demanda extensa de idosos e crianças acometidas com doenças respiratórias, como bronquiolite e pneumonia. Assim como pacientes vítimas de acidentes que apresentam abalos emocionais. Então, utilizando a musicoterapia, iremos ajudar com o tratamento”, ressaltou. 

O Hospital Regional de Cajazeiras, que é referência para mais 14 cidades da região, realiza práticas inovadoras em busca do bem-estar e da saúde dos pacientes, contemplando atendimentos eletivos, de urgência, emergência e maternidade.

|👉 LEIA TAMBÉM:

Sancionada lei que regulamenta profissão de musicoterapeuta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Lei 14.842/24, que estabelece a regulamentação da profissão de musicoterapeuta no Brasil. A medida é um avanço na área da saúde e terapia, ao reconhecer a importância da utilização da música como ferramenta terapêutica em contextos médicos, educacionais e profissionais.

A nova legislação torna obrigatório o diploma de graduação ou pós-graduação em musicoterapia para aqueles que desejam exercer a atividade de musicoterapeuta. No entanto, profissionais que comprovarem experiência de pelo menos cinco anos na área antes da entrada em vigor da lei também poderão atuar como musicoterapeutas, mesmo sem possuir o diploma exigido.

|📸 © Ilustrativa/Fotos Públicas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!