|🏥 Hospital de Cajazeiras realiza 28 cirurgias, 6 partos e atende 308 pessoas no final de semana

O Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi mais uma vez fundamental no cuidado com a saúde da população do Alto Sertão paraibano. Entre a madrugada de sexta-feira (14) e a noite de domingo (16/02/2025), a unidade acolheu 308 pacientes de diversas especialidades, reafirmando seu compromisso com um atendimento ágil, eficiente e acolhedor.
Ao longo desses três dias, foram realizados 202 atendimentos de urgência, 25 atendimentos materno-infantis, 40 retornos e 18 consultas pediátricas. Dessas, 11 foram de pré-natal de alto risco, 4 pediátricas e uma de enfermagem e nutrição, no Banco de Leite Humano (BLH). O HRC também prestou assistência a vítimas de queimaduras e outros tipos de acidentes, além de ter direcionado 21 pessoas para exames externos.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
Dos 28 procedimentos realizados no centro cirúrgico, 12 foram cirurgias de urgência, duas de emergência e 14 eletivas. Entre elas, destacam-se procedimentos ortopédicos, cirurgias gerais, urológicas e curetagens. Além disso, seis partos foram realizados com sucesso, sendo um normal e cinco cesáreos.
Das 308 pessoas atendidas, 168 eram moradoras de Cajazeiras, enquanto os demais pacientes vieram de 19 municípios atendidos pelo HRC. Entre eles, destacam-se Uiraúna, com 23 atendimentos, Cachoeira dos Índios, com 21, e São João do Rio do Peixe, com 14, evidenciando a importância do hospital como referência regional na oferta de assistência médica de qualidade e no suporte a pacientes de diversas cidades do Alto Sertão paraibano.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
De acordo com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Transferência do HRC, 9 pacientes necessitaram transferência para outras unidades. Destes, 2 foram encaminhados para o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB); 1 para o Hospital Regional de Sousa; 2 para a cidade de Campina Grande, sendo 1 para Hospital da FAP e outro para Hospital de Trauma e 1 para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. O hospital também recebeu duas pessoas advindas do hospital de Pombal.
|📸 © Ilustrativa/Vicki Yde/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras