|👗 Paraíba tem mais de 13,4 mil pequenos negócios no segmento de vestuários e acessórios
O comércio varejista de vestuário e acessórios é um dos segmentos da economia que mais concentram pequenos negócios na Paraíba. Ao todo, são 13.473 pequenas empresas com cadastro ativo e os Microempreendedores Individuais (MEI) somam a maioria dos estabelecimentos (75%), com mais de 10 mil cadastros. Na sequência, aparecem as Microempresas (23%), empresas de pequeno porte (1,5%) e demais (0,4%). Os dados são do Sebrae e referem-se aos empreendimentos ativos até fevereiro deste ano.
Com relação aos municípios que concentram a maior parte dos estabelecimentos do comércio voltado à venda de vestuário destacam-se João Pessoa (3.842), Campina Grande (1.879) e Patos (485). Os dados do Sebrae apontam ainda o tempo médio dos pequenos negócios desse segmento, que têm 3,5 anos.
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A analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, lembra que esse segmento do mercado é competitivo e desafiador. Por isso, ela reforça a importância do empreendedor manter-se atualizado e planejar suas estratégias para buscar o seu espaço e destacar a empresa. “Quando o empreendedor decide pelo segmento da moda, ele deve ficar atento e planejar com cuidado todos os passos necessários visando obter sucesso e não ser surpreendido por não ter planejado como iria entrar nesse mercado”, orienta.
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Ela lembrou ainda que o mercado da moda no Brasil tem crescido no pós-pandemia com expectativa de alcançar, até 2025, U$ 1 trilhão em faturamento, conforme estimativa do Sebrae, apontada na pesquisa “Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)”. Esse crescimento se deve, sobretudo ao mercado online, por meio dos e-commerces e marketplaces. Como em qualquer negócio, Rosário Brito reforça aos empreendedores que querem investir no segmento que façam pesquisa de mercado, definam o nicho e considerem parcerias.
“A pesquisa de mercado irá proporcionar maior segurança ao empreendedor que deseja investir nesse segmento, pois fará a análise necessária da viabilidade do negócio pretendido. Também é importante fazer investimentos corretos em marketing digital, estudar e encontrar as parcerias certas e investir em capacitação”, recomenda a analista.
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