|💅 Anvisa alerta para perigos do uso indevido de cola instantânea em procedimentos de beleza
A Anvisa emitiu o Alerta GGMON 01/2024, destacando os perigos relacionados ao uso indevido de colas instantâneas, que não são regularizadas como cosméticos, em procedimentos de beleza.
Vigilâncias Sanitárias locais relataram à Agência eventos adversos causados pelo uso dessas colas para fixar, por exemplo, unhas e cílios postiços. Algumas das marcas utilizadas são: Super Bonder, TekBond e Three Bond, entre outras.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Recomendações
A Anvisa recomenda a imediata suspensão do uso desses produtos, incentivando profissionais e consumidores a utilizar apenas produtos regularizados na Agência.
Atenção! O uso desses produtos pode causar danos graves à saúde, incluindo cegueira, uma vez que não são testados para contato com pele, unhas ou olhos. O recente incidente envolvendo a atriz Regina Casé, que sofreu uma lesão química na córnea, destaca a urgência de atenção à utilização de colas, especialmente aquelas não regulamentadas pela Anvisa para fins cosméticos.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Regina Casé compartilhou com os seguidores no final do mês passado que teve uma lesão na córnea no final do ano, que a levou a ficar dois dias sem enxergar. De acordo com a atriz, a situação ocorreu por conta de uma cola para cílios postiços.
A atriz afirma que, ao se maquiar para um evento, ficou por horas com a cola para os cílios. Isso fez com que parte das glândulas oculares fosse obstruída, gerando uma lesão na córnea pela falta de lubrificação ocular.
|📸 © Laura Garcia/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras