A Paraíba realizará, neste sábado (25), o Dia D da vacinação contra a Covid-19. Serão 520 pontos abertos espalhados pelo estado, com o intuito de oportunizar o acesso da população à vacina.

? Vacinação de adolescentes: MPs orientam que municípios planejem para não faltar doses

? Após 18 meses de pandemia, governo lança plano de testagem em seis cidades brasileiras

A cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, disponibiliza de dois postos de imunização sendo o Centro de Vacinação da Zona Norte e também a Unidade Básica de Saúde da Zona Sul, os pontos de vacinação funcionarão entre os horários das 8h as 11h – 13h as 17h. Leve seus documentos pessoais e comprovante de residência.

? Mais de 50% da população adulta está protegida com as duas doses ou dose única contra Covid

? Mais de um milhão de cirurgias foram adiadas no Brasil por causa da pandemia

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, o objetivo da ação é resgatar as pessoas não vacinadas ou aquelas que não receberam a segunda dose no tempo oportuno. Ela reforça que a população que ainda não atingiu o prazo que está no cartão de vacinação não poderá antecipar sua dose no Dia D.

“A meta é melhorar a cobertura vacinal da Paraíba, até porque já distribuímos 100% das vacinas para a população adulta. Solicitamos aos municípios que estão com baixa adesão que mobilizem a população para que neste sábado procure o posto mais próximo para ser imunizada”, pontua. 

Isiane Queiroga afirma que os municípios terão dois tipos de postos: o fixo, que são as salas de vacinação convencionais; e os volantes, que estão fora das unidades de saúde para facilitar o acesso da população.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que é fundamental a adesão da população à campanha de vacinação contra Covid-19 para que, gradativamente, possamos flexibilizar as atividades até que elas voltem a pleno funcionamento. Ele pontua que mais de 500 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina e algumas pessoas acima de 18 anos não procuraram os postos de saúde para iniciar o esquema vacinal. 

“Nós esperamos que pelo menos 60% dessa população seja vacinada para que tenhamos cada vez menos pessoas hospitalizadas e menos óbito. O movimento de amanhã é destinado no sentido conclamar todos os paraibanos que se dirijam às salas de vacinação e apliquem a vacina no braço”, destaca.

Geraldo Medeiros reforça que a campanha de vacinação não irá finalizar após o Dia D. Ele pontua que os pontos de vacinação continuarão abertos para contemplar os idosos acima de 70 anos e os imunossuprimidos, com a dose de reforço, e os pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 17 anos que já podem receber a vacina da Pfizer a partir de agora.

A meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações. Neste sábado, não será necessário o agendamento para tomar a vacina. O usuário deve portar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacina, caso já tenha recebido a primeira dose.

? © SMS

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!