? PB que inicia imunização contra Covid-19 e enfermeira de 60 anos é a 1ª vacinada no estado
(Foto: Divulgação/ SaudeSP)
Dezesseis estados já começaram a vacinação contra a Covid-19, sendo 15 nesta segunda-feira (18) e São Paulo, que iniciou a imunização já no domingo (17), minutos depois da Anvisa autorizar o uso emergencial do lote importado da CoronaVac. A Paraíba inicia nesta terça-feira (19), junto com outros dez estados.
Por conta de um atraso do Ministério da Saúde na entrega das vacinas para 11 estados, estes só começarão a vacinação nesta terça (19). O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia afirmado que a vacinação em todo o país começaria na segunda, às 17h, mas alguns voos tiveram que ser alterados e os estados não tiveram tempo para começar o processo.
Pazuello justificou o atraso dizendo que governadores quiseram antecipar o início da vacinação e foi necessário refazer a logística.
Já estão vacinando: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Piauí e Santa Catarina.
Começam a vacinar nesta terça: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Chegada da vacina na PB
A Paraíba recebeu 92.960 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, na noite desta segunda-feira (18), segundo a Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba. O voo com os lotes do imunizante chegou ao estado por volta das 21h20.
Devido ao atraso no horário de chegada das vacinas, que estava previsto inicialmente para chegar às 15h, o processo de imunização só vai começar na terça-feira (19). A informação, inclusive, foi confirmada pelo governador João Azevêdo. Ele informou que a vacinação começa às 7h30 na sede da Secretaria de Estado da Saúde.
Primeira vacinada
A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba, nesta terça-feira (19). Ela é enfermeira há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga. “Todos nós, unidos, com uma causa de salvar vidas, enfrentamos a pandemia. Fui, com a equipe, tentando, na medida do possível, prestar nossa assistência. Não foi fácil. Foi muito lamentável, vendo tantas vidas ceifadas. Lembrem-se que a pandemia não acabou e que todos devem seguir rigorosamente todas as recomendações da Vigilância Sanitária”, declarou.
Vacinas são enviadas para cidades do interior da PB
Os lotes da vacina CoronaVac contra a Covid-19 saíram do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, por volta das 8h, para cidades do Sertão da Paraíba. As vacinas estavam armazenadas na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e foram enviadas em dois aviões para cidades do interior. O restante dos municípios receberão as doses por via terrestre.
As primeiras vacinas serão aplicadas em 54.689 paraibanos, representados por 42.925 trabalhadores de saúde, 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas institucionalizadas e 120 pessoas com deficiência institucionalizadas.
Exatas News