? Vacinas são eficazes contra variantes, mas imunização cai 17% no País
As vacinas atualmente disponíveis e aprovadas contra a covid-19 são, até o momento, eficazes contra “todas as variantes do coronavírus”, afirmou nesta quinta-feira (20) a OMS (Organização Mundial da Saúde), porém algo que preocupa é o ritmo de vacinação que caiu 17% em maio com ‘apagão de doses’ e a Conass teme o efeito do atraso de vacinas com chegada de 3ª onda da covid.
A vacinação contra a covid-19 no Brasil desacelerou em maio. De acordo com cálculo do UOL feito com base nos dados levantados pelo consórcio da imprensa, o país tem registrado menos aplicações de doses na média diária neste mês do que em abril. E, com o iminente “apagão de doses” por causa de atrasos envolvendo a chegada de insumos para produção dos imunizantes, a situação não deve melhorar.
As cepas classificadas pela organização como preocupante são do Reino Unido, da África do Sul, do Brasil e da Índia.
A instituição também fez um apelo para a continuidade de ‘ações prudentes” ante a covid-19. Apesar da melhora da situação sanitária na Europa, ainda não é possível retomar de maneira segura as viagens internacionais por “uma ameaça persistente e novas incertezas”, advertiu Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa.
? © Alexandre Rezende/Pref. Cotia
Rádio Centro Cajazeiras com AFP e Uol