💬 Xand Avião revela diagnóstico de psoríase: ‘tomou conta do meu corpo inteiro’
Por Beatriz Irineu, do Diário do Nordeste
O cantor Xand Avião utilizou as redes sociais para falar pela primeira vez sobre o diagnóstico de psoríase, descoberto há quatro anos. O artista comentou sobre os sintomas e tratamento da doença autoimune nesta semana.
Após diversas passagens por médicos de diferentes especialidades, o artista encontrou um tratamento com injeções que custam em média R$ 17 mil. A assistência pode ser obtida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por plano particular, a depender da cobertura.
LEIA TAMBÉM:
“Começou aqui no meu dedo, eu achava que era alguma coisa de pele, ela passou algumas pomadas, mas não surtiu efeito. Só que do meu dedo, começou a passar para a minha cabeça, para perto da orelha e foi aumentando”, disse Xand.
O cantor ainda contou que teve um agravante rápido da doença. “Eu descobri um pouco antes da pandemia e minha doutora me disse que isso agrava com estresse, com ansiedade. Na pandemia, a gente viveu tudo isso em dobro ou em triplo. E a minha piorou muito”, explicou.
Nos últimos 30 dias, Xand chegou a realizar shows com boné porque se sentia desconfortável com alguns dos sintomas.
LEIA TAMBÉM:
O QUE É A DOENÇA
Conforme o Ministério da Saúde, a psoríase é uma doença autoimune de causa desconhecida, que acomete principalmente a pele e as articulações. “A psoríase é uma doença que não tem cura. A doença é autoimune, você controla, mas não tem cura”, comentou Xand.
Os sintomas mais comuns da psoríase são a presença de manchas vermelhas na pele e a descamação. Não é uma condição debilitante, contudo, a doença traz algumas consequências para a qualidade de vida do paciente, como o afastamento do trabalho e da vida social. Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.
“Você tem que procurar um médico para ele poder lhe dizer qual o melhor caminho a seguir, né? No caso, eu procurei e descobri várias coisas que eu não imaginava do caminho da psoríase, da doença nos ossos, nas articulações. Graças a minha é só questão de pele mesmo, mas tomou de conta do meu corpo praticamente inteiro”, disse Xand.
O artista também esclareceu que a doença não é contagiosa. “Não tenha medo de tirar foto”, disse.
📸 © Reprodução/Redes sociais
Rádio Centro Cajazeiras