📝 Termina prazo para pedido de isenção do Enem e lista de espera do Fies se estende até 18 de maio
Os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até esta sexta-feira (28) para enviar o pedido. A data também é prazo limite para aqueles que desejam justificar ausência na edição do Enem 2022. Os procedimentos devem ser feitos diretamente na Página do Participante.
Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, os participantes que estiverem cursando neste ano a última série do ensino médio em qualquer modalidade de ensino público. Além disso, devem ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada de ensino.
LEIA TAMBÉM:
É importante destacar que para ser isento o estudante deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, o que totaliza R$1.980.
O estudante também pode comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica informando o NIS, caso seja membro de família de baixa renda, inscrita no CadÚnico do Governo Federal.
Para solicitar isenção da taxa do Enem, o estudante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). O acompanhamento dos procedimentos pode ser feito nesta mesma plataforma, inserindo o login único.
LEIA TAMBÉM:
No caso do estudante ter sido isento do pagamento em 2022 sem ter comparecido aos dois dias de prova, ele deve justificar a ausência para então estar apto a solicitar a isenção da taxa do Enem em 2023.
Justificativa de ausência
Aqueles estudantes que desejam justificar a ausência na edição do Enem 2022 também devem acessar a Página do Participante e realizar o pedido pela plataforma.
Vale destacar que só é necessária a justificativa de ausência se o participante tiver faltado os dois dias de prova no ano passado.
O edital do Enem 2023 que trata das justificativas prevê alguns casos que são aceitos, como por exemplo assalto, furto, acidente de trânsito, realização de casamento ou união estável e morte na família.
LEIA TAMBÉM:
A documentação necessária para a justificativa deve estar legível, datada e assinada. Não serão aceitas autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.
FiES: Lista de espera se estende até 18 de maio
O Ministério da Educação (MEC) ainda está convocando estudantes por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A convocação da lista de espera começou no dia 21 março e deve continuar até o dia 18 de maio. Todos os candidatos que não foram contemplados na chamada única podem participar e a inclusão na lista de espera é automática.
O Fies é uma das alternativas para que estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade possam cursar o ensino superior. É o que explica o economista Guidi Nunes.
“O estudante de baixa renda tem duas alternativas: a de estudar nas universidades federais onde tem um apoio, tem bolsas do governo federal e tem também o Prouni, para estudar nas universidades particulares. Já o fies é para aquele estudante que tem renda, que trabalha, mas essa renda não é suficiente para pagar o ensino superior. Então ele vai lá, acessa o Fies e faz o seu curso superior. Claro, quando ele terminar o ensino superior vai ter uma carência de seis meses a um ano. É uma opção dele também para começar a pagar o Fies.”
Moradora de Samambaia Sul, no Distrito Federal, Rebeca Kathllen (25) cursou o ensino superior em Estética e Cosmetologia, através do Fies. Ela destaca a importância do financiamento para o seu crescimento profissional e pessoal.
“Me formei em Estética e Cosmetologia através do FIES. Foi um processo muito importante na minha vida pessoal e profissional. Além de conseguir pagar por uma faculdade, que eu desejava cursar com um preço bem melhor, eu pude ingressar no mercado de trabalho e pagar o restante do curso. Já ouvi algumas pessoas dizendo que não vale a pena fazer um financiamento, mas na situação que estava minha vida no momento, foi uma ótima escolha”, destacou.
Todos os prazos e procedimentos da convocação por meio da lista de espera foram estabelecidos no edital que rege o atual processo seletivo e pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Lista de espera
A lista de espera é destinada a candidatos que não foram contemplados na Chamada Única E é oferecida quando um candidato pré-selecionado não ocupa a vaga. Isso permite que a mesma vaga seja ofertada para o próximo estudante da lista.
Etapas
Os convocados têm até três dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção, para complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Esse procedimento para complementação da inscrição também é realizado, exclusivamente, na página do Fies.
Após complementar a inscrição, o pré-selecionado tem até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar sua documentação para validação na instituição para a qual foi pré-selecionado.
Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e pela análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.
O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é realizada no âmbito da agência bancária indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.
📸 © Luan Macedo/Seed
Rádio Centro Cajazeiras