Tecnologia divulga nas redes sociais fotos de crianças e de adolescentes que sumiram em circunstâncias suspeitas 📸 © Towfiqu Barbhuiya/Pexels

Uma adolescente de 16 anos, foi encontrada nesta semana, em menos de 72 horas, em Joinville (SC), pela Polícia Civil de Santa Catarina, com a ajuda do Amber Alert, que conta com a participação de vários Estados, incluindo a Paraíba. A tecnologia desenvolvida pela Meta, e adotada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulga no Instagram e no Facebook fotos de crianças e de adolescentes desaparecidos em circunstâncias suspeitas.

Esse é o primeiro caso de sucesso em 2025 e o quinto desde que o Amber Alert começou a ser utilizado no Brasil, em 2023. Os quatro primeiros ocorreram em 2024 — um no Paraná (PR), em 18 de agosto, e os outros três no Ceará (CE), em 9 de agosto, 3 de junho e 26 de fevereiro. Até o momento, a ferramenta foi acionada 48 vezes. Em Santa Catarina, esta foi a primeira vez.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

A cooperação técnica entre o MJSP e a Meta se dá por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações e Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Após identificar que a ocorrência se enquadra nos requisitos do Amber Alert — vítima criança ou adolescente, desaparecida em circunstâncias suspeitas e com risco de lesão corporal — a Polícia Civil reporta a ocorrência ao Ciberlab, que, por sua vez, comunica à Meta.

A empresa, então, divulga fotos e descrição das roupas da vítima em um raio de 160 km do local da ocorrência. Para garantir maior visibilidade possível, todas as pessoas com perfil nas redes sociais dentro dessa área receberão notificação. A campanha vale para casos recentes e cada imagem fica disponível por até 24 horas.

O secretário da Senasp, Mario Sarrubbo, enfatiza que as forças de segurança estão no caminho certo ao aliar tecnologia e inteligência. “Nossa sensação é a de dever cumprido, de que estamos aliando a expertise humana com a tecnologia.”

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Já aderiram ao Amber Alerts: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará, Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná, Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina, Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

|📱 Primeiro caso de 2025

A adolescente de 16 anos encontrada em Joinville, na terça-feira, havia desaparecido em Balneário Camboriú, também em Santa Catarina. Segundo informações da Polícia Civil, a jovem apresentava lesões nos pulsos, estava abalada psicologicamente e já havia escrito cartas de despedida com instruções. As autoridades estão apurando se há outras pessoas envolvidas e se houve ou não indução à fuga e à automutilação ao suicídio por meio de redes sociais e de jogos on-line.

|⚠️ Alerta Amber

O Governo Federal fortaleceu um dos principais projetos do MJSP, o Alerta Amber. Lançado em 2023, o sistema utiliza os feeds do Facebook e do Instagram para divulgar fotos e descrições das roupas do menor desaparecido. As publicações alcançam contas em um raio de 160 quilômetros do local onde ele foi visto pela última vez. Para o acionamento, a ocorrência precisa atender aos critérios do Amber Alerts: a vítima deve ser menor de idade, ter desaparecido em circunstâncias suspeitas e estar sob risco iminente de lesão corporal.

O mecanismo é resultado de uma cooperação técnica entre o MJSP e a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp. Após o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Civil informa o caso ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que, por sua vez, aciona a Meta para a publicação do alerta nos feeds das plataformas.

Para ampliar ao máximo a visibilidade, todas as pessoas com contas nas redes sociais, dentro do raio de abrangência, recebem uma notificação diretamente em seus feeds. Já aderiram ao Alerta Amber as seguintes unidades federativas: Acre (AC), Amapá (AM), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RR), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE) e Tocantins (TO). Todas as unidades da federação foram convidadas a integrar o programa.

|📸 © Divulgação/PCSC

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!