? Streaming muda hábitos e canais de TV têm pior ibope mensal de todos os tempos
No ibope, outubro foi o pior mês da história para duas das maiores emissoras comerciais do país: Globo e SBT.
? Zig Zag Arena tem estreia criticada por não ter graça e perde em audiência para o SBT
? Tadeu Schmidt deixa Fantástico para apresentar BBB22; Maju sai do JH e assume o programa dominical
Ambas fecharam o mês passado com a pior média de audiência mensal de suas respectivas histórias, segundo dados consolidados da Kantar Ibope, obtidos com exclusividade pela coluna de Ricardo Feltrin do Uol.
? Globo retoma demissões após prejuízo de mais de R$ 144 milhões no primeiro semestre
? La Casa de Papel: Assalto ganha tom dramático e repleto de ação em trailer final; Assista agora
Ainda líder isolada —e com grande folga sobre a concorrência—, a Globo terminou o mês passado com 10,8 pontos e 30,7% de “share” no mercado nacional, chamado de PNT (Painel Nacional de Televisão).
Atrás da Globo veio a Record, que fechou com 4,6 pontos e 12,9% de share. Um crescimento de 5% em relação a setembro, que certamente foi causado por “A Fazenda”, “Top Chef”, além da novela “Gênesis” —que virou uma dor de cabeça para a Globo em praças como Salvador e Goiânia.
Obviamente um dos fatores se chama “streaming” e a coluna tem números para provar.
Segundo a medição da Kantar Ibope. no mês passado praticamente um quinto dos aparelhos de TV ligados no Brasil passaram 24 horas (o mês todo) consumindo algum tipo de vídeo: seja na Netflix, no YouTube, no Disney+, no XVideos ou quaisquer outras plataformas.
Segundo os dados da Kantar, esse segmento —que é chamado de “streaming ou conteúdo sem referência”— representou 18,3% do “share” da TV brasileira.
Ou seja, quase um em cada 5 aparelhos (ou telespectadores) ligados estavam consumindo vídeos que não os da TV aberta e nem dos canais da TV paga (que foram responsáveis por outros 11,7% de “share” no mês): séries, filmes, brincadeiras, youtubers, pornstars etc.
? © Divulgação
Rádio Centro Cajazeiras via coluna de Ricardo Feltrin do Uol