📺 Travessia vive vexame histórico e tem pior ibope da história das novelas das 9
Rejeitada pelos telespectadores e massacrada pela crítica especializada, Travessia conseguiu entrar para a história da teledramaturgia brasileira. Mas certamente não como Gloria Perez imaginava: a sua mais recente criação passou a ser responsável pelo pior desempenho da história recente das novelas das 9 da Globo. O folhetim protagonizado por Lucy Alves desbancou fracassos como O Sétimo Guardião e Um Lugar ao Sol e, na véspera de Natal, conseguiu ter a menor média de uma trama da faixa horária nas últimas cinco décadas — quando as tramas ainda eram exibidas às 20h.
Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem com fontes do mercado, apontam que o capítulo de 24 de dezembro de Travessia teve 14,7 pontos de média e foi sintonizado por 37,7% dos televisores ligados na principal metrópole do país. Até então, os piores registros das novelas das 9 eram de O Sétimo Guardião (15,2 em 24/12/2018), A Lei do Amor (15,3 em 24/12/2016) e Um Lugar ao Sol (15,4 em 24/12/2021). Foi a primeira vez em que a trama da principal faixa da Globo ficou abaixo dos 15 pontos redondos em um capítulo.
Além do vexame histórico, a história criada por Gloria Perez sequer conseguiu figurar entre as três maiores audiências do dia: a novela acabou sendo vencida pelo SP2 (16,8), Jornal Nacional (15,5) e até mesmo por Cara e Coragem (15,6). Mar do Sertão, exibida na faixa das 18h, não entrou para a festa por apenas dois décimos — mas a trama já bateu o ibope do drama de Brisa enquanto os jogos da Copa do Mundo aconteciam, em um período em que o principal produto da televisão brasileira chegou a ser superado até mesmo por edições do Jornal Hoje.
📸 © Reprodução/TV Globo
Rádio Centro Cajazeiras via TV Pop