?? Cerrado concentra mais da metade das queimadas do país, mostra levantamento do INPE
O Brasil registrou uma queda de quase 3,5% no número de focos de queimadas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento feito pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e divulgado nessa quarta-feira (03) aponta que os registros de incêndio no Cerrado aumentaram e agora o bioma concentra mais da metade das queimadas do país.
Até esta semana, foram registrados mais de 39 mil focos de queimadas no território brasileiro, a menor quantidade no acumulado do ano desde 2019, quando houve um aumento de 36% no número de focos registrados por satélite.
Em 2022, a região Sul é a que mais diminuiu a quantidade de incêndios. Nos três estados, foram registrados 2.200 focos, uma quantidade 41% menor do que no ano passado. Já o Centro-Oeste foi o que apresentou a maior alta até agora, 13%, o que corresponde a 12.600 focos de incêndio.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma das estratégias para o combate às chamas tem sido a operação Guardiões do Bioma. A operação, neste ano, começou em junho e deve prosseguir até janeiro. São 1.250 combatentes em 15 estados, mais de 3 mil brigadistas do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ibama, além de agentes da Força Nacional.
No ano passado, os profissionais da operação atuaram no combate a mais de 18 mil focos de incêndios e 7 mil crimes ambientais. Mais de 1.600 multas foram aplicadas e 137 maquinários apreendidos.
? © João Gonzaga
Rádio Centro Cajazeiras