?♀️?♂️ Selo Bicicleta Brasil quer estimular o transporte cicloviário por todo país
Nesta última quarta-feira 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, o Ministério do Desenvolvimento Regional lançou o Selo Bicicleta Brasil, que vai certificar empresas e órgãos públicos que adotarem medidas para estimular o transporte cicloviário.
? Estados e municípios podem demitir servidor que recusar vacina contra Covid
? Aulas presenciais nas escolas estaduais da Paraíba retornam a partir desta quinta-feira
O lançamento ocorreu junto a um ciclo de palestras em comemoração à Semana Nacional de Mobilidade, com debates sobre os meios de transportes ativos, ou seja, não motorizados, como é o caso da mobilidade a pé e por bicicleta.
? Histórias inéditas dos Beatles vão à luz em seis episódios da série ‘McCartney 3,2,1’
? ‘Supernatural’ desbanca forte concorrência e é eleita a melhor série da história do CW Network
Um dos objetivos do Selo Bicicleta Brasil é o reconhecimento de boas práticas de uso da bicicleta no ambiente dinâmico da cidade. Leandro Martins, Coordenador-Geral de Análise de Empreendimentos do ministério, destacou as metas da certificação. Segundo ele, o objetivo principal é estimular a destinação de recursos financeiros para o transporte cicloviário.
Os benefícios da bicicleta, como um transporte mais sustentável, barato e que gera um ganho para a saúde, foram lembrados pela diretora de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas, Sandra Maria Holanda. Para ela, são benefícios também urbanísticos de forma geral, que desafogam os grandes centros e geram economia para os ciclistas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a partir do selo será possível montar uma coletânea de boas práticas e atualizar normativos e cadernos de referência para fomentar o uso da bicicleta.
O selo já foi consolidado, mas ainda aguarda análise jurídica, já que será instituído por portaria. A previsão é que ele esteja acessível no site do ministério em outubro.
? © Secom-Caxambu
Rádio Centro Cajazeiras