🛫 Cajazeiras deixa o isolamento aéreo em momento histórico aguardado por seis décadas
Chegou ao fim nesta terça-feira (1º/8) o isolamento aéreo de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, que vai beneficiar toda região polarizada pela terra de Padre Rolim com três voos semanais para Recife, no estado do Pernambuco.
O momento marca o fim de uma espera de 60 anos e mais duas décadas e meia de mobilização promovida pela classe empresarial lojista e social que reivindicava a inclusão de Cajazeiras na rota aérea regional. A conquista chega logo no mês em que a terra de Padre Rolim vai comemorar seus 160 anos de emancipação política.
LEIA TAMBÉM:
O voo inaugural foi prestigiado por políticos, empresários, imprensa e a população que fez questão de ao som de forró celebrar esse momento histórico que faz Cajazeiras se tornar a segunda cidade do Sertão da Paraíba a ser contemplada com um voo comercial da Azul, pois desde agosto de 2021, Patos também realiza uma rota até a capital pernambucana. Ao chegar em Recife, os Clientes poderão se conectar a diversos destinos no Brasil e no exterior, com voos diretos para Montevidéu e para a Flórida.
O governador da Paraíba, João Azevedo, foi uma das autoridades presentes ao evento que inclusive concedeu entrevista coletiva destacando a inclusão aérea de Cajazeiras além da integração para incentivar o turismo no sertão paraibano.
“Estamos celebrando um momento extremamente importante para o desenvolvimento, para o turismo de uma região. Nós estamos interligando o Alto Sertão com o mundo. A conexão que será feita Cajazeiras–Recife/Recife–Cajazeiras, inicialmente em três dias da semana, permitirá que a partir da capital pernambucana se tenha conexão com o mundo inteiro. Nós estamos muito felizes porque viabilizamos essa iniciativa juntamente com a Azul, e Cajazeiras volta a se conectar depois de 60 anos”, afirmou.
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, também destacou os investimentos que o município terá a partir de agora e agradeceu os já realizados pelo Governo do Estado. “Quero agradecer ao governador João Azevêdo, que foi a palavra final para a concretização dessa obra, que significa muito para Cajazeiras, que se destaca no cenário da economia do Estado da Paraíba. Esse voo vai fortalecer a economia da nossa gente, da nossa região”, comentou.
O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, ressaltou o sentimento de satisfação por mais esta parceria com o Governo do Estado, resultado da articulação direta de João Azevêdo para ampliar o número de voos comerciais no Estado. “Cajazeiras é a quarta cidade da Paraíba a contar com um voo regular da Azul. Em Campina Grande funcionou muito bem — tanto é que ampliamos nossas operações lá. Em Patos, começamos em agosto de 2021, já são dois anos de operação”, disse, elogiando a boa relação institucional do Governo do Estado com o Legislativo e citando nomes como o da senadora Daniella Ribeiro.
LEIA TAMBÉM:
Veja os detalhes da aeronave
Os voos serão realizados, inicialmente, com aeronaves da Azul Conecta, modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para até nove clientes. O trajeto acontecerá três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados, saindo de Recife às 8h55 e chegando a Cajazeiras às 10h45, retornando à capital pernambucana, às 11h15, ocasião em que o morador do Sertão paraibano poderá se conectar com vários destinos do Brasil e do mundo.
A farmacêutica Thamyllys Maciel estava entre os primeiros nove passageiros a embarcar no primeiro voo que vai conectar Cajazeiras com o mundo. “Hoje é um dia muito gratificante. Antes, a gente tinha de ir por Juazeiro ou então por João Pessoa. Esse voo operando aqui em Cajazeiras vai trazer mais desenvolvimento para a cidade e também pessoal, já que vai estimular a gente a fazer intercâmbios, viagens para o exterior. É uma realização incrível”, concluiu.
O voo que saiu com os passageiros que embarcaram em Cajazeiras, pousou por volta das 13h30 em Recife, Pernambuco, e foi compartilhado pelas redes sociais da empresa aérea nesta tarde, mostrando os bastidores da chegada.
📸 © José Marques
Rádio Centro Cajazeiras