🤝 Comércio inicia contratações temporárias para Dia das Crianças, Black Friday e Natal
Faltando quase uma quinzena para o Dia das Crianças e alguns meses para a Black Friday e o Natal — três das principais datas do calendário do comércio —, varejistas de diferentes segmentos se preparam para o aumento das vendas. Para isso, o reforço das equipes já é uma realidade, com diferentes marcas dando início aos processos seletivos para a contratação de temporários.
Com a inflação mais controlada, a redução na taxa básica de juros e a taxa de câmbio menor, na comparação com o ano passado, o setor está otimista. Para Fabio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa é que as vendas cresçam na casa dos 4%, patamar que não é visto há quatro anos, e que as contratações devem ganhar tração a partir da segunda quinzena de outubro.
— O Natal sem dúvidas vai ser melhor do que o ano passado, e isso vai se converter nas vagas. Tudo leva a crer que vamos passar do patamar de 110 mil postos temporários abertos em 2019 — analisa.
LEIA TAMBÉM:
Já Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), estima que o volume de vagas abertas no final de 2023 deve ser maior que no ano passado, mas ainda não chegando ao patamar observado antes da pandemia.
— Embora o endividamento e a inadimplência já tenham dado indícios de estabilização, o efeito inicial é que as pessoas voltem a ter crédito, mas o cenário ainda é de juros altos e economia fraca. O mercado de trabalho está reagindo, mas a renda média segue baixa — ressalta.
Nacionalmente, as projeções de abertura de vagas ainda não estão fechadas, mas os postos anunciados por grandes marcas já servem de termômetro. Para dar conta dos presentes dos pequenos no próximo dia 12, RiHappy e PBKids estão com inscrições abertas para 1.300 vagas para auxiliar de loja.
LEIA TAMBÉM:
Já na Americanas — que está em recuperação judicial após revelar um rombo de R$ 20 bilhões em suas contas no início do ano —, são 1.200 postos em áreas logísticas dos centros de distribuição, além da expectativa de novas oportunidades entre outubro e novembro para as lojas. Na Centauro, serão 2.300 vagas tanto nas lojas físicas quanto nos centros de distribuição.
Chance de efetivação
Embora muitos trabalhadores vejam as vagas temporárias de fim de ano apenas como uma chance de renda extra durante as festas, especialistas e algumas das próprias empresas sinalizam que essas oportunidades podem se transformar em cargos efetivos.
Para entrar no radar das empresas e ser contratado por definitivo, o primeiro passo é demonstrar comprometimento. É o que avalia o analista de comunicação e marketing do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), Luã Queiroz Christo.
— A pessoa deve encarar essa oportunidade como uma maneira de mostrar seu profissionalismo. Isso significa chegar no horário, cumprir suas tarefas com dedicação e demonstrar interesse em aprender — afirma.
📸 © Jorge Magalhães/PMFS
Rádio Centro Cajazeiras