Hospital Júlio Bandeira de Cajazeiras tem implementado o Programa Gestação Segura no Trabalho
📸 © Ascom-HUJB

Como forma de promover a readaptação de gestantes para locais de fácil acesso, promovendo o bem-estar físico, além de prevenir acidentes que põem em risco a saúde da colaboradora e, acima de tudo, da gestação dessas mulheres, foi implementado no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Programa Gestação Segura no Trabalho.

O Programa foi desenvolvido pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho (USOST), amparado pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e pela Superintendência do HUJB, visando a criação de um ambiente de trabalho para apoio, respeito, promoção da segurança e do bem-estar das gestantes.

De acordo com a chefe da Usost, Waleska Maria Félix, é um programa pioneiro na Rede Ebserh. Ele foi apresentado como boas práticas para a sede da Empresa e outras unidades hospitalares. A ideia nasceu da limitação significativa em relação à acessibilidade na área administrativa do hospital, visto que as gestantes não podem ser alocadas em ambiente insalubre.

|👉 LEIA TAMBÉM:

“A necessidade de readaptação foi observada ao curso que as gestantes apresentavam dificuldade e cansaço ao subir as escadas, além do peso, dor lombar e edema em MMII (inchaço das pernas), que são comuns a partir do terceiro trimestre de gravidez. Assim, a gestação é um período de grande significado na vida de uma mulher, mas também pode ser desafiador quando se trata de conciliar a maternidade com a vida profissional”, explicou Waleska.

O gerente de Atenção à Saúde, José Dilbery Oliveira da Silva, destaca a relevância desse Programa no hospital. Para ele, o HUJB enxerga a importância dos colaboradores e seu

trabalho parceiro para o crescimento e oferta de serviço diferenciado na Rede de Atenção à Saúde do SUS. “Além de integrarem a equipe de profissionais, são também usuários deste Sistema de Saúde. Com orgulho, o HUJB não atende sem os seus colaboradores, para qual, com carinho, implementa esse programa exemplar”, enfatiza.

|👉 LEIA TAMBÉM:

A colaboradora Hamylla Haianny Araujo Morais, chefe do Setor de Contabilidade do HUJB, informou que desde o início de sua gestação, a preocupação com o ambiente de trabalho era constante, mas participando desse programa recebeu informações essenciais sobre os riscos e precauções durante a gestação. Ela completa que a equipe envolvida promoveu um ambiente de trabalho solidário e compreensivo. “Sentir que o HUJB valoriza a segurança e o bem-estar das gestantes contribuiu significativamente para minha tranquilidade durante esse período. As adaptações no local de trabalho propostas foram especialmente benéficas, além disso, as palestras oferecidas foram esclarecedoras”, destaca a colaboradora.

O ambiente

Uma sala foi adaptada com estações de trabalho para o conforto e a humanização, dando oportunidade para troca de experiência entre as gestantes. Também foi estabelecido um cronograma de atividades com orientações de profissionais especializados, por meio de rodas de conversas, palestras educativas e aulas práticas e teóricas semanais. No hospital também haverá uma sala de desmame para utilização pelas mulheres que retornam ao trabalho após licença maternidade, garantindo que elas possam continuar trabalhando de maneira saudável e produtiva durante e após a gestação, sem comprometer sua saúde ou a do seu bebê.

|📸 © Ascom-HUJB

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!